[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O convênio formalizado na tarde de ontem entre a Prefeitura de Aracaju e o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS) vai facilitar o funcionamento institucional do órgão e assegurar mais um ponto de divulgação do turismo e da cultura sergipana em Aracaju. A prefeitura doou ao IHGS um computador completo, com impressora, para a organização interna da entidade, financiou a impressão do seu estatuto, cujo primeiro exemplar foi entregue ao prefeito Marcelo Deda pelo presidente do instituto, José Ibarê Dantas. Além disso, a parceria tornou possível a consulta ao Diário Oficial do Município no local.

“Esta parceria é o reconhecimento da cidade de Aracaju ao papel que o IHGS cumpre para a preservação da memória do nosso estado e para dar suporte a centenas de jovens pesquisadores que precisam ter este acervo conservado, tratado com as tecnologias mais modernas, e sempre pronto a fornecer as fontes indispensáveis àqueles que pensam Sergipe e que formulam obras sobre o nosso estado”, afirmou o prefeito. “É inaceitável que uma casa como essa possa ver em risco sua manutenção como instituição de cultura fundamental na construção de um pensamento sergipano”, advertiu.

Uma sala foi cedida à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) para funcionar como ponto de informações turísticas e exposição de artesanato, assim como local para consultas a livros publicados pela Fundação, a exemplo da recém-lançada biografia de Ignácio Barbosa, escrita pelo Pe. Aurélio Vasconcelos de Almeida. Escolas, empresas e instituições também poderão fazer empréstimos de vídeos sobre eventos como o Forró-Caju. “É preciso apoiar o IHGS não apenas com discursos, mas com ações concretas para fazê-lo cada vez mais próximo da sociedade. Este instituto não é um apêndice da vida sergipana, mas parte fundamental e orgânica da história da inteligência do estado de Sergipe”, enfatizou Marcelo Déda.

De acordo com o prefeito, a modernização tecnológica do acesso à pesquisa, a conservação do acervo e manipulação do patrimônio do instituto são elementos essenciais para seu desenvolvimento. “É preciso que ele volte a ser um grande instrumento de socialização porque a capacidade de permanência do instituto depende de sua capacidade de se mostrar útil à sociedade e se revelar um patrimônio indispensável para a vida de Sergipe e para afirmação da história da nossa gente”, finalizou, colocando a prefeitura à disposição do IHGS para colaborar no que for possível.

Segundo o presidente do instituto, Ibarê Dantas, a aproximação com a prefeitura tem imensa importância simbólica porque retoma as relações que existiam entre a entidade e o poder público na década de 40, quando, de acordo com ele, havia contribuição dos governos municipal, estadual e federal. “Estamos inaugurando uma nova fase de relacionamento da prefeitura com esta Casa de Sergipe. Tínhamos muita confiança de que esta administração não nos faltaria no auxílio a atender as enormes demandas da sociedade, que aqui procura ampliar seu saber e pesquisar sobre o Estado”, disse, lembrando que o prefeito Marcelo Déda foi intermediário no processo de digitalização para arquivamento de jornais apoiado pela Petrobras.

IHGS

Ibarê Dantas caracterizou a parceria com a Prefeitura de Aracaju como “um grande passo” no sentido de aproximar a esfera pública de uma entidade da sociedade civil organizada, que não pode abrir mão desta contribuição para manter-se funcionando. O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe passou mais de duas décadas sem sede própria. Em 1937 o então presidente da entidade, Epiphâneo Dória, liderou um movimento sem precedentes para a construção desta sede, buscando apoio de prefeitos e empresários em cidades do interior do estado. Em 1939 o Instituto foi inaugurado.

Estiveram presentes à assinatura do convênio o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, a presidente de honra do IHGS, professora Maria Thétis Nunes, o líder do prefeito na Câmara de Aracaju, vereador Emanuel Nascimento, além da deputada estadual Ana Lúcia Menezes, vereadores e diversos secretários municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.