[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A I Conferência Regional de Saúde do Trabalhador foi aberta hoje pela manhã no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet). O evento tem como proposta discutir e aprovar a implantação e implementação da atenção integral à saúde do trabalhador para região, que além de Aracaju engloba mais sete municípios sergipanos. Por isso, o principal objetivo é mobilizar toda sociedade civil, profissionais da saúde, sindicatos e órgãos públicos para debater os temas e elaborar propostas que dêem suporte à implementação das políticas de saúde do trabalhador na microrregião de Aracaju, tendo como base o debate dessas propostas.

A Conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual de Saúde, Fórum de Proteção ao Meio-Ambiente de Trabalho, Conselhos locais, Sindicatos de Saúde e Cefet.

Com a presença do secretário de Articulação Social do governo federal e presidente da conferência, Sílvio Santos, do secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, do presidente do CMS, Régis Barbosa, e demais autoridades representativas dos órgãos envolvidos na conferência, a solenidade de abertura marcou o início da definição de um plano para a saúde do trabalhador na região. “Graças ao trabalho dos militantes sociais é que os trabalhadores estão tendo a oportunidade de, através de um evento como esse, terem resgatada um pouco da sua dívida em relação à qualidade no ambiente de trabalho”, declarou Silvio Santos. “A realização de um evento como esse é uma homenagem aos militantes sociais que, como os presentes aqui hoje, dedicaram boa parte de suas vidas à luta por benefícios para classe de trabalhadores”, disse.

Nova realidade
Segundo Rogério Carvalho essa é uma oportunidade de colocar a saúde do trabalhador como uma questão de preocupação de todos os serviços municipais de saúde. “Esse é o momento de consolidar a alma dessa política, é a retomada de um tema que estava esquecido há muito tempo e que nessa gestão, não apenas a municipal como também a federal, encara como um desafio construir uma nova realidade”, disse o secretário.

“Agora é a hora de criarmos as comissões permanentes da Saúde do Trabalhador para construirmos propostas que mudem a realidade atual”, disse Maria das Graças Hoffel, coordenadora da Política Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, expressando sua satisfação por estar acontecendo em todo o Brasil cerca de 630 conferências sobre a saúde do trabalhador.

A programação do evento vai até às 18 horas, quando na plenária final será aprovada a tese e haverá a eleição dos delegados de Aracaju para a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.