CONHEÇA NOSSA LOJA!
Cursos profissionalizantes estimulam inserção de adolescentes no mercado de trabalho

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, preocupada com o futuro profissional de adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, vem executando por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) cursos profissionalizantes direcionados aos adolescentes com faixa etária entre 15 a 17 anos, inseridos no Projeto Agente Jovem. Os cursos, que integram o rol de ações do Projeto Jovem Aprendiz, têm como objetivo dar todas as condições necessárias para facilitar a inserção destes adolescentes no mercado de trabalho. Eles participam dos cursos de Mosaico, Assistente Administrativo e Eletrônica, sendo que estes dois últimos são executados em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os resultados estão sendo satisfatórios e imediatos. A assimilação e a aprendizagem em curto espaço de tempo demonstram que a Semasc começa a colher bons frutos com esta iniciativa. Para Cristiane dos Santos, 16 anos, matriculada no Curso de Mosaico, as aulas têm lhe proporcionado novas perspectivas em sua vida, contribuindo com uma visão ampla de como trabalhar sozinha, sem depender de outras pessoas ou de um emprego. “Tudo que estou aprendendo aqui, pretendo investir no meu futuro”, diz.

Carlos Henrique dos Santos, 17 anos, também não esconde a satisfação em ter a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com as aulas ministradas no Curso de Mosaico. “Para mim, as aulas estão sendo muito proveitosas”, garante. “O curso está proporcionando novos conhecimentos e, com isso, quero me tornar um grande artista plástico, ser um bom artesão”, comenta.

No Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado na rua Alagoas, estão sendo ministradas, desde o mês de abril, aulas do curso de Mosaico dirigidas para 20 adolescentes, que recebem todo suporte necessário da Semasc para a realização de um curso de alta qualidade. A Semasc oferece aos alunos matriculados todo material utilizado na confecção das peças produzidas e os uniformes por eles utilizados.

A coordenadora do Projeto Agente Jovem / Jovem Aprendiz, Valéria Feitosa de Andrade, explica que os adolescentes, antes de participar do Curso de Mosaico, passam por uma capacitação durante o período de um ano, inclusos no Projeto Agente Jovem, que tem como objetivo formar multiplicadores de ações de cidadania. Após o término desta etapa, os adolescentes são inseridos nos cursos profissionalizantes, que terão duração de seis meses. Uma forma que a Semasc encontrou para criar alternativas para que os adolescentes sejam capacitados, tornando-os capazes de trabalhar sozinhos e ter sua própria renda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados