[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Duas palestras marcaram o segundo dia da Capacitação dos Pré-candidatos a Coordenadores Escolares 2007, que está acontecendo até hoje, quarta-feira, na sede da Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (Fapese), situada na rua lagarto, 952, Centro. A primeira foi proferida pelo diretor de recursos humanos da Secretaria Municipal da Educação, Adelmo Menezes, que abordou a Estrutura Organizacional da Semed, os Conselhos Escolares e a Legislação Educacional. A segunda explanação foi realizada pela coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães Vieira, que falou sobre as orientações gerais da Lei 3075/2002.

O diretor de recursos humanos apresentou o organograma da Semed, as funções das diretorias e as competências de cada uma delas. No segundo momento o foco foi a legislação educacional e os conselhos escolares enquanto colegiado, que administra juntamente com a equipe de coordenação de cada escola.

Adelmo Menezes falou sobre a importância dos interessados em concorrer ao cargo de coordenador de estar informados sobre a legislação que rege a escola, e o funcionamento dos setores da secretaria. “Meu objetivo é que os professores rediscutam a legislação para que alguns problemas que enfrentamos possam ser contornados. Se todo o processo de funcionamento da instituição de ensino passa pela lei, é fundamental que os gestores a conheçam, pois só assim ela vai poder funcionar de forma adequada”.

Já a coordenadora de Gestão Escolar forneceu orientações gerais para a eleição que será realizada em dezembro, discutindo os processos legais para o pleito eleitoral. Lembrou também das atribuições dos coordenadores, assim como do quadro que compõem, que está diretamente ligado ao número de matrículas da rede.

“Esses pontos são essenciais para que os professores que participam dessa capacitação se definam sobre a viabilidade ou não de concorrer às eleições. Caso queiram participar, é necessário que estejam cientes de suas obrigações. Nesse sentido, a Semed estará cumprindo o seu papel enquanto sistema de ensino, fortalecendo a gestão democrática e ampliando os espaços de participação”, ressaltou Maria José Guimarães.

Para os professores, esses dois dias foram a oportunidade de tirar dúvidas e entender o funcionamento da política do sistema municipal de educação, da estrutura da Semed, de discutir conceitos como ética e liderança, além de receber várias orientações gerais.

“Foram vários esclarecimentos. Gostei muito das palestras, especialmente da que abordou a ética, tema fundamental para um bom coordenador. Com relação ao que foi passado no segundo momento, percebi que posso recorrer a vários setores diferentes da secretaria, o que vai melhorar o meu trabalho”, disse Adalgiza Silva da Paixão, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carvalho Neto, situada no Bairro América.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.