CONHEÇA NOSSA LOJA!
Arquivos da PMA 2001 a 2006 recuperados pelo IMD

O Instituto Marcelo Déda empreendeu um esforço de recuperação de toda a memória registrada em textos e fotos publicados pelo site da Prefeitura de Aracaju durante a gestão de Marcelo Déda. Este material agora está disponível para ser consultado, e neste post você pode verificar como ficou simples pesquisar qualquer conteúdo deste vasto material.

O que pode ser consultado

Em 2001, eleito Prefeito de Aracaju, Marcelo Déda priorizou um projeto de “modernização administrativa” na Prefeitura que, entre outras coisas, permitiu a criação de um site com recursos de divulgação on-line das notícias sobre as ações da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Comunicação começou a trabalhar com a estrutura de uma “agência de noticias”, com a cobertura diária de todas as ações da Prefeitura, e com ferramentas de interação com a comunidade usuária.

Esse mecanismo de funcionamento perdura até hoje, mas as sucessivas mudanças administrativas e tecnológicas levaram à impossibilidade de consulta ao material original produzido. O IMD então promoveu um estudo que passou pela obtenção dos back-ups dos sites antigos, reorganização dos bancos de dados de textos e imagens e exportação para o novo modelos de posts, exatamente tal qual este que você lê agora.

Com isso, além de disponibilizar um conteúdo relevante para a memória não só de Marcelo Déda, mas da municipalidade aracajuana para todo o período de 2001 a 2006, usamos neste posts os recursos atuais de pesquisa textual, visualização e imagens e compartilhamento modernos, transformando cada uma das antigas “matérias jornalísticas” em um post do nosso blog.

O volume isso enorme. Para o ano de 2001, recuperamos 1.593 posts. Para 2002, 3.681 posts e mais 4.011 em 2003. Mas o trabalho ainda está sendo feito.

Como consultar

Para pesquisar todos os postos de um determinado ano, você pode navegar diretamente através da consulta às subcategorias PMA_2001PMA_2002PMA_2003PMA_2004PMA_2005PMA_2006. Mas você pode também pesquisar apenas um mês no ano, bastando acessar o menu  “Arquivos” na coluna à direita das páginas de post.

Além disso, a opção de “Busca no IMD” considera toda essa base de dados, permitindo recuperar qualquer palavra constante nos textos publicados.

Marcelo Déda fala na Câmara de Vereadores de Aracaju.

Marcelo Déda fala na Câmara de Vereadores de Aracaju.

Comentários desabilitados