[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alunos e professores de escolas da rede pública estadual do interior do estado participaram nesta sexta-feira, 29, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Sociedade Semear, do II Encontro de Participação Juvenil do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (PSE)/Saúde e Prevenção na Escola (SPE).

A ação, idealizada pelo Grupo Gestor Estadual de Sergipe/Saúde e Prevenção nas Escolas, tem como objetivo envolver os jovens e adolescentes em discussões que abordam desde a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) até o combate à homofobia, para que se tornem multiplicadores dessas informações.
 
O Grupo Gestor é composto de profissionais que atuam na Sociedade Semear; Secretarias Estaduais da Educação (SEED) e da Saúde (SES); Sesc e secretarias municipais da Educação e da Saúde de Aracaju.  Essa formação faz parte de um cronograma de atividades anual do grupo.
 
“As discussões preveem abordar temas considerados importantes para garantir a melhor conscientização dos alunos no que diz respeito ao seu crescimento pessoal como cidadãos”, disse o professor Roosevelt Costa, representante da SEED e coordenador no Grupo Gestor/SPE.
 
Gravidez na adolescência, combate à homofobia, combate ao uso abusivo de drogas e violência e vulnerabilidade foram os temas debatidos. Para explicar, informar e esclarecer, o Grupo Gestor levou ao auditório da Semear profissionais envolvidos e comprometidos com as questões colocadas na programação.
 
Prevenção
 
O professor Almir Santana, coordenador Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, foi um desses profissionais. Ele disse que “a prevenção, quando é trabalhada com jovens, tem a possibilidade de obter um resultado bem mais positivo”.
 
O coordenador aproveitou a ocasião para pedir a colaboração dos alunos no sentido de se engajarem também em outras atividades, a exemplo da campanha de vacinação contra a hepatite “b”, que terá início em 13 de maio e atenderá jovens até 24 anos, e no combate à sífilis congênita.
 
Almir Santana lembrou ainda que no dia 5 de junho a epidemia da Aids no mundo completará 30 anos. Ele espera que nesta data comunidades escolares de todo o estado possam promover atividades de forma a contribuir com a conscientização não só dos jovens e adolescentes, mas também de toda a sociedade.
 
O professor João Everton da Cruz, coordenador pedagógico da Diretoria Regional de Educação (DRE 5), situada em Nossa Senhora das Dores, disse que as ações relacionadas ao Programa Saúde e Prevenção nas Escolas têm sido uma rotina nas unidades de ensino da sua região. Maria Aparecida Souza, técnica da Diretoria Regional de Educação (DRE 9), situada em Nossa Senhora da Glória, também confirmou a prática de ações sobre educação sexual nas escolas da sua regional.

Emerson Farias dos Santos, aluno do Colégio Estadual General Calazans, localizado em Nossa Senhora das Dores, participa da discussão ampla sobre os temas sugeridos pelo Grupo Gestor pela primeira vez. “Na nossa escola já fazemos algumas tarefas que falam sobre esses temas. Porém, ainda temos muito a aprender, por isso estou aqui, quero ser um multiplicador”, ressaltou o estudante.
 
Conscientização

Já Elaine Oliveira, de 18 anos, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, em Poço Redondo, e Amelly Souza, de 17 anos, aluna do Colégio Maria Montessori, em Feira Nova, estão acompanhando a formação desde a primeira edição em 2010.
 
“É importante levar as informações que recebemos nessas reuniões para os nossos colegas. Muitos são tímidos, calados e não gostam de falar sobre o assunto com outras pessoas, então aproveitamos a amizade e conscientizamos”, disse Elaine.
 
“No início eu tinha vergonha de falar sobre o assunto, agora me tornei uma multiplicadora, graças aos encontros de que estamos participando”, completou Amelly.
 
Programação
 
Até o final da tarde os participantes do encontro participarão de dinâmicas; oficinas e apresentações.  Eles também ouvirão a palestra da representante do Departamento de Educação (DED) da SEED, Hortência Oliveira, que na ocasião apresentará a cartilha “Uma Pedra no seu Caminho”, da Campanha Sergipe Contra o Crack, a Favor da Vida. O Encontro será encerrado após a realização de uma Oficina para proposição de atividades práticas de Educação entre Pares, pela professora da SEMED, Cláudia Mendonça.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.