[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Se você é microempresário ou empresário de pequeno porte, descubra como é possível vender para o Governo. Com esse mote, na última quinta-feira, 15, a Tramitty Business to Governament, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o apoio do Sebrae/SE, realizou um workshop com o intuito de orientar e mobilizar Micro Empresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) no sentido de facilitar o acesso às compras governamentais, preparando-as para participar de licitações. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Sergipe, no Auditório Abais.

Os participantes foram esclarecidos sobre as vantagens competitivas proporcionadas pelos artigos 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49 da Lei Complementar 123/06. O projeto ‘Governo compra e MPE vende’ tem como pressuposto o fortalecimento do segmento das MEs e EPPs como setor estratégico do desenvolvimento socioeconômico do Brasil, que passa necessariamente pelo desenvolvimento local.

“O Governo pode implantar a Lei Geral e fomentar esta relação, mas se as empresas não estiverem informadas, principalmente mobilizadas e preparadas para isso, o ciclo não se completa. Ao dar acesso à estas informações, pretende-se ampliar a atuação das MEs e das EPPs no mercado, aumentando sua competitividade, estimulando o empreendedorismo e também o desenvolvimento econômico e social. Agora o que precisa é de mais divulgação e é nisso que estamos trabalhando”, afirma o técnico do DET/Sedetec, Floro França Filho.

O evento teve como objetivo principal contribuir para a efetiva implementação do Decreto 6.204/2007, que regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as MEs e EPPs nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da administração federal.

Alessandra Andreazzi Peres, especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, que há 17 anos atua em projetos junto ao Governo, foi a palestrante do evento. De acordo com ela, esse workshop está acontecendo em outros estados do país. “Sergipe é o oitavo. A intenção é mostrar que não é tão complexo, além dos benefícios que as micro e pequenas empresas têm, através da Lei Complementar. Essa primeira etapa é de sensibilização, onde mostramos aos empresários que não é tão complexo. Mas, ainda tem todo um trabalho pela frente. Na verdade, hoje é só uma semente plantada no empreendedorismo”, diz.

A empresária Conceição Pinheiro, proprietária da Símili Cartuchos, não perdeu a oportunidade de participar do workshop que, segundo ela, lhe serviu bastante para tirar todas as suas dúvidas sobre como vender para o governo. “A gente fica receosa para realizar esse tipo de transação e eventos como esses são muito bons para possamos entender realmente como funciona”, conclui.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.