Workshop discute Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes
Os operadores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente em Sergipe estão discutindo e conhecendo durante toda esta quinta-feira, 16, novas propostas para aperfeiçoar o enfrentamento da violência sexual e do uso abusivo de substâncias psicoativas. Os debates acontecem durante o 3° Workshop sobre o Enfrentamento a Violência Contra Criança e Adolescente, realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) no hotel Mercure, em Aracaju.
O evento acontece até as 17h30 para discutir e pactuar, entre outras questões, o novo fluxograma de atendimento às vítimas da violência sexual. Grupos Condutores Municipais compostos pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação estão trabalhando a temática intersetorialmente nos municípios. Houve também o lançamento da Cartilha Estadual da Rede de Atendimento para profissionais e comunidade em geral, com explicações sobre os possíveis sintomas apresentados pelas vítimas de violência, o papel de cada instituição na rede de atendimento e seus contatos, entre outras informações.
“Temos que acabar com a história de que não sabemos lidar com a violência sexual. Temos que estar sempre dispostos a aprender e, principalmente, fazer com que as informações sejam disseminadas para capacitar o maior número de pessoas para enfrentar esse mal”, enfatizou a secretária de Estado da Inclusão social, Eliane Aquino.
A superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitosa, destacou o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV). “O Departamento em Sergipe é referência nacional e a nossa intenção é interiorizar cada vez mais os atendimentos”, informou.
Katarina frisou ainda o esforço da secretária Eliane Aquino para remanejar o atendimento pericial das crianças e adolescentes vítimas de violência para a Maternidade de Nossa senhora de Lourdes. “Será um grande avanço para nossa sociedade”, disse.
A secretária adjunta de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Selma Amorim, ressaltou que “o compromisso com o direito da pessoa humana é responsabilidade de todos nós”. A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, também participou do encontro. “É fundamental que todos os profissionais estejam comprometidos com os direitos da infância”, resumiu.
Parceria
Josefa Luana, adolescente delegada da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente prestigiou o encontro. “Esses momentos são fundamentais para discutir e aprimorar o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, para renovar os conhecimentos dos que integram a rede”.
A promotora de Justiça Maria Rita Machado Figueiredo parabenizou os organizadores pela reaização do evento e a procuradora de Justiça do Ministério Público, Creuza Brito de Figueiredo, destacou a parceria entre o Estado e o MP. “O Estado e o MP são parceiros no enfrentamento da violência sexual. Certamente nesse workshop procuraremos soluções de caráter definitivo para os problemas encontrados no estado sobre a violência sexual”.
Programação
Pela manhã, os participantes do evento assistiram à palestra “Compreendendo o fenômeno da violência sexual contra a criança e o adolescente: fatores determinantes e condicionantes, com ênfase em álcool e outras drogas”, ministrado pela Maria Eveline Cascardo Ramos, psicóloga e professora da Universidade Católica de Brasília.
À tarde quatro grupos de trabalhos discutirão a Rede Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Presenças
Também participaram da abertura do evento Jane Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidados, que representou o secretário de Estado da Saúde, Sílvio Santos; Josefa Neide dos Santos, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca); Gilman Ramos Santos, coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual; e Ingrid Calazans, conselheira do Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares de Sergipe (Factus).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Workshop discute Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes – A procuradora de Justiça do Ministério Público
- Creuza Brito