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(Fonte: Portal do Voluntário- www.portaldovoluntario.org.br)

Voluntariado empresarial e responsabilidade

"A empresa não é um fim em si mesma, e sim um instrumento de desenvolvimento social"
José Mindlin, empresário.

A empresa socialmente responsável entende que seus compromissos vão além dos interesses de sua cadeia produtiva. Além de zelar pelos funcionários e clientes o empresariado passa a compreender seu compromisso em contribuir para o bem-estar, qualidade de vida, preservação do meio ambiente e desenvolvimento comunitário.

Ações

O voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade.

Exemplos de ações que uma empresa pode desenvolver
· Incentivar seus funcionários a fazer um trabalho voluntário de sua própria escolha no seu próprio tempo livre, podendo talvez fornecer informações sobre organizações que procuram voluntários.
· Organizar projetos que podem ser executados por seus funcionários no seu próprio tempo livre, mas em nome da empresa.
· "Liberar" seus funcionários durante um período limitado para realizarem um trabalho voluntário durante o expediente.
· Formar uma equipe de funcionários e dar-lhes a responsabilidade de planejar e gerenciar atividades voluntárias para a empresa.
· Dar reconhecimento especial a funcionários que voluntariam, inclusive através de doações financeiras para as organizações nas quais eles realizam trabalhos voluntários.
· Assumir o compromisso de colaborar em termos gerais com um problema, uma causa ou uma organização específica, disponibilizando suas aptidões especiais, dinheiro e recursos humanos.
Como implantar um programa

Como Implantar

10 passos fundamentais para estruturar o Programa do Voluntariado Empresarial

1. Identificar a visão, os valores e as ações de responsabilidade social que a empresa realiza.
Conhecer a empresa e sua cultura interna.

2. Recrutar o primeiro comitê de trabalho.
Identificar as pessoas e departamentos que articularão os primeiros contatos e traçarão o planejamento do programa.

3. Desenvolver conceitos e estratégias de apoio ao programa.
O envolvimento da alta direção é fundamental. O programa deve atender aos objetivos de mercado da empresa: imagem pública, coerência no discurso etc.

4. Diagnosticar as experiências e potencialidades dos funcionários.
Quantos se propõem a ser voluntários? Em que áreas? Com que disponibilidade de tempo?

5. Identificar as necessidades da comunidade.
Quais carências podem ser supridas pelo trabalho voluntário?

6. Estruturar o Programa de Voluntários.
Definir objetivos, estratégias, recursos humanos e materiais, cronograma de implantação e sistema de avaliação.

7. Implantar e gerenciar o programa.
É importante haver um coordenador com visão profissional do programa e um comitê consultivo, representando diferentes áreas da empresa.

8. Divulgar interna e externamente o Programa do Voluntariado.
Para estimular a participação e disseminar conceitos.

9. Valorizar e reconhecer as ações voluntárias.
Criar prêmios, buttons, enviar cartas de agradecimento, divulgar casos exemplares.

10. Trabalhar em rede com outros programas e associações de empresários.
Formar parcerias, aprender uns com os outros, interferir na formulação de políticas públicas.

Benefícios

O Programa de Voluntários na empresa contribui para a formação de uma força de trabalho qualificada.

– Ajuda a atrair e a manter as pessoas de que precisam.
– Ajuda a construir habilidades e atitudes que fortalecem o comprometimento com a organização.
– Fortalece a lealdade à empresa.
– Aumenta a satisfação no trabalho.
– Incentiva a criatividade, a confiança, a persistência e o trabalho em grupo.
O Programa de Voluntários na empresa beneficia as relações públicas e comunitárias.
– Melhora a imagem pública da empresa.
– Mudanças no nível de envolvimento comunitário estão diretamente relacionados com as mudanças na performance financeira da empresa.
– Funciona como instrumento de divulgação da empresa, transmitindo uma mensagem positiva sobre suas intenções.
– A comunidade sente-se "proprietária" da empresa.

Responsabilidade Social

"As empresas consideram cada vez mais que as atividades voluntárias são de importância estratégica para contribuir para o alcance das suas metas de negócios. Ter funcionários que se voluntariam é considerado uma das formas mais rentáveis e de maior impacto no envolvimento na comunidade."
Kenn Allen, presidente da International Association for Volunteer Effort (IAVE) e vice-presidente da Fundação Points of Light

O tema da responsabilidade social está contagiando o cenário empresarial brasileiro. Um posicionamento socialmente responsável é um diferencial competitivo que traz bons resultados. Além de financiar projetos de interesse social, as empresas também incentivam seus executivos e funcionários a doar tempo, trabalho e talento à viabilização dessas iniciativas.

O desenvolvimento de programas de voluntários é uma opção estratégica que gera benefícios para todas as partes envolvidas: empresa, funcionários, instituições e comunidade.

 

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