[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mobilizar a sociedade em relação ao combate à violência praticada contra a criança e o adolescente em Sergipe. É com essa proposta que a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta sexta-feira, 16, a partir das 8h, na Assembléia Legislativa, uma Sessão especial com o tema ‘Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes: 35 Anos de Araceli’.

A sessão foi proposta pela secretária da Inclusão Social, Ana Lucia Vieira Menezes, durante o workshop sobre violência sexual, realizado no mês de abril. A sessão vai contar com a presença de Neide Castanha, secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que na oportunidade fará uma palestra para os presentes. Após a palestra, acontece uma mesa redonda com a apresentação de algumas experiências da Seides, Ministério Público de Sergipe, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde, no que diz respeito a atendimento a vitima de violência.

"Nós esperamos que com essa sessão, possamos atingir a um público maior, uma vez que a ela será transmitida pela TV Alese. Nós esperamos também o aumento do compromisso da rede de serviços, que deve ser um compromisso sempre continuo. Precisamos mobilizar as pessoas para que elas se sensibilizem e denunciem casos de violência contra crianças e adolescentes através do disk denuncia nacional pelo numero 100 e o S.O.S. criança de Sergipe pelo numero 3217-5985", declarou Claúdia Cardoso, Assistente Social da Seides. 

Mobilização

O evento faz parte integrante das ações que estão sendo realizadas pela Seides, em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como data o dia 18 de maio. Em Sergipe, a Secretaria da Inclusão realiza desde o último dia 12 até o próximo dia 21, uma série de atividades por todo o Estado. Este ano uma programação ampla está sendo realizada, integrando todos os municípios, especialmente aqueles que têm serviço de proteção a vitimas de violência, como Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba, Estância e Itabaianinha. Cada município montou sua programação de acordo com sua realidade.

Além dessas ações, também estão acontecendo nos Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos), oficinas temáticas sobre o combate a violência. Todas as ações estão sendo desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Estado do Turismo, Educação e Saúde.

18 de maio

O dia 18 de maio foi escolhido como dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória a morte da criança Araceli, que foi abusada sexualmente e morta em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Foi um crime cometido por pessoas da alta sociedade e que causou grande comoção na época, mas até hoje impune.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.