Vinicius Mazza é o novo presidente da Anprej
O presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), Vinicius Mazza, é o novo presidente da Associação Nacional dos Presidentes de Juntas (Anprej). Ele é o primeiro sergipano a dirigir a Associação. A eleição aconteceu na última reunião plenária da Associação, realizada em Curitiba, no Paraná, entre os dias 1, 2 e 3 de julho. Para Vinicius Mazza, o desafio será grande, pois a Anprej é uma associação que congrega todos os dirigentes de Juntas Comerciais do País. Mais do que isso: ela é uma instituição que deve pensar de forma macro, propondo e desenvolvendo ações importantes para todos os órgãos envolvidos com o registro mercantil.
Além disso, a Anprej é o canal de interlocução das Juntas Comerciais com o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) responsável por formular Instruções Normativas que regem o registro e pela regulamentação dos procedimentos de legalização de empresas, entre outras ações.
Assim, para Vinicius, a atuação também se dará de forma a estreitar a relação com o órgão. “A parceria com o DNRC é fundamental para que o processo de registro continue avançando tecnologicamente, ação fundamental para o setor, sem deixar de garantir seus requisitos legais”, ressalta Mazza.
O novo presidente da Anprej também terá de apoiar ações de continuidade à implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que está em andamento através do Projeto Integrar, resultado da parceria entre a Junta Comercial de Minas Gerais, Sebrae e DNRC. Inicialmente, o projeto contemplará nove Juntas Comerciais.
Para Vinicius Mazza, outra prioridade é desmistificar a visão que a sociedade e alguns órgãos têm sobre o papel das Juntas Comerciais, que, na verdade, vai muito além da simples função cartorial. “As Juntas devem ser vistas como propulsoras do desenvolvimento socioeconômico do País e, por isso, devem ter mais visibilidade no cenário nacional”, opina.
Isso porque, para ele, as Juntas têm um banco de dados recheado com informações capazes de mapear e diagnosticar a realidade das atividades/ segmentos em nível municipal, estadual e federal. “Canalizando, assim, as políticas públicas para fomentar as atividades comercial e industrial em determinadas regiões que demandem maiores investimentos”, analisa.
Segundo Saumíneo Nascimento, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe – Sedetec –, a responsabilidade que agora o presidente da Jucese assume é um reconhecimento da evolução que o Estado vem apresentando no Governo de Marcelo Déda, resultando em um ambiente mais viável para a consolidação de novos negócios. “Tenho certeza de que estes avanços serão disseminados em nível nacional, potencializando-os, pois acredito que Vinicius fará uma exitosa gestão na entidade que congrega os presidentes das Juntas do Brasil”, acredita Saumíneo.
Além de Vinicius Mazza, a nova Diretoria da Anprej é composta por Ardisson Naim Akel, do Paraná, como vice-presidente; Sueline Moraes Fernandes, do Maranhão, como secretária-geral e João Alberto Vieira, do Rio Grande do Sul, como tesoureiro.
Sobre o presidente
Vinicius Baudouin Mazza é presidente da Jucese desde abril de 2011. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj –, ele trouxe para a Jucese sua experiência em gerenciamento de projetos, adquirida na atuação em empresas multinacionais. E tem conseguido grandes avanços. Alguns exemplos são o processo de interiorização da Jucese, a redução do tempo médio para atendimento e análise dos processos, digitalização do acervo documental, convênios com Secretaria da Fazenda e Receita Federal e revitalização do parque tecnológico da Junta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vinicius Mazza é o novo presidente da Anprej – O presidente da Jucese
- Vinicius Mazza
- o novo presidente da Anprej / Fotos: Ascom / Sedetec