[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O trabalho da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, de monitoramento da qualidade da água distribuída por carros-pipa no interior sergipano foi mostrado em Brasília a gestores e técnicos do Brasil e de outros países como uma ação exitosa e exemplo da importância das ações de Vigilância em Saúde Ambiental. O 5º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres foi realizado pelo Ministério da Saúde.

A seca é considerada um desastre natural e os carros-pipa são instrumentos usados para o enfrentamento da estiagem. O gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa/SES), Alexsandro Xavier Bueno, fez a apresentação de como é feito o controle da água nos carros-pipa.

O Estado foi convidado a participar do evento pelos indicadores sanitários que mostram Sergipe como o único estado, entre os demais assolados pela seca, a não registrar mortes por diarreia. “Como desenvolvemos um trabalho de monitoramento permanente da água, conseguimos alcançar bons resultados”, disse o gerente.

Em Sergipe, 590.855 pessoas de 35 municípios bebem água que chega por meio dos carros-pipa. O Estado coordena as ações de monitoramento para garantir a qualidade da água distribuída pelos pipeiros.  O controle vai desde a inspeção do veículo (condições de limpeza e conservação) até o resultado da análise do material coletado nas fontes de abastecimento e nas cisternas. Bueno explicou que as análises verificam a potabilidade, a turbidez, a quantidade de cloro e a presença de coliformes.

Saúde Ambiental

É atribuição, também, da gerência a alimentação de dados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde (Sisagua/MS) e acompanhamento rotineiro dos índices inseridos nesse sistema. Em caso de alguma inadequação, a gerência vai até o município prestar a orientação devida.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.