[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Covisa-SES) mantém uma equipe de fiscalização e orientação permanente para garantir a qualidade dos produtos alimentícios comercializados no Arraiá do Povo, montado pelo Governo de Sergipe na orla de Atalaia. Uma equipe de fiscais inicia diariamente, a partir das 18h, uma inspeção em todos os bares, barracas e ambulantes instalados na área para verificar se os comerciantes estão cumprindo as normas de higiene. Além disso, os consumidores recebem panfletos com informações básicas que auxiliam a identificar a qualidade dos produtos a serem consumidos.

Todos os comerciantes foram orientados previamente, pela Vigilância Sanitária, sobre os cuidados que devem ter com o armazenamento de bebidas, acondicionamento e manipulação de alimentos e higiene pessoal.

"Nós fomos treinados e estamos seguindo as orientações. Está tudo organizado, a carne está resfriada, os alimentos estão cobertos, nós estamos usando avental e touca. Tudo isso é muito importante para nossa saúde e os clientes gostam", afirmou a vendedora de churrasquinhos Ana Paula dos Santos.

Os comerciantes que descumprem as determinações da Vigilância Sanitária são advertidos e, quando não obedecem às exigências técnicas, autuados. "Até o momento, só foram lavrados dois autos de infração. Não estamos enfrentado dificuldades com os comerciantes porque a maioria já está consciente de suas obrigações e os consumidores também estão mais atentos e exigentes", declarou Evandro Almeida, inspetor da Covisa.

A atuação dos fiscais da Vigilância Sanitária foi elogiada pelos freqüentadores do Arraiá. "É importante saber que os alimentos estão sendo inspecionados. Isso nos dá mais confiança", declarou o representante comercial Roberto Teixeira.

Além dos alimentos a Vigilância Sanitária, também está atenta à higienização dos banheiros químicos, aos resíduos e lixo jogados no chão e à água que fica estagnada próximo aos locais onde os alimentos são comercializados. "Nós estamos trabalhando com muito rigor e o papel da Vigilância está mais centrado na prevenção para que a festa aconteça sem problemas", afirmou Márcia Ferreira, gerente de meio ambiente.

Orientações ao consumidor

– Os utensílios (copos, facas, garfos, facas, colheres etc.) devem ser descartáveis;
– Os alimentos devem ser armazenados em local protegido de poeira e insetos;
– O gelo para consumo não deve ser misturado com o de conservação de bebidas;
– Quem lida com alimentos deve usar guarda-pó, avental e roupas limpas, manter cabelos presos e protegidos;
– Observar se os comerciantes têm unhas limpas, curtas e sem pintura;
– Quem manipula alimentos não pode manipular dinheiro ou substâncias tóxicas.

Qualquer irregularidade observada ser comunicada ao posto da Vigilância Sanitária localizado no Arraiá do Povo ao lado do Samu. A Covisa também recebe denúncias e orienta a população durante 24 horas através do telefone (79) 3246-3368.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.