[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta terça-feira, 6, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sediou o seminário sobre o projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ‘Visamobiliza’, que tem como foco o desenvolvimento de ações relacionadas à comunicação, educação e mobilização em Vigilância Sanitária.

O evento, ministrado pela ouvidora da Anvisa, Vera Bacelar, integra as atividades da Semana da Saúde, promovida pelo Movimento Popular de Saúde (Mops) em comemoração ao Dia Mundial de Saúde (7 de abril), e conta com o apoio da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa).

De acordo com Simone Leite, coordenadora do Mops, o objetivo do seminário foi a discussão de estratégias de comunicação e educação, para mobilizar a sociedade sobre questões relativas à saúde e à vigilância sanitária. “O projeto da Anvisa é para movimentar mesmo o povo, na expectativa de que ele auxilie nas ações das Visas estadual e municipais”, enfatizou.

Segundo Vera Bacelar, o projeto foi criado em 2005, mas sua retomada somente aconteceu este ano e ele vem sendo trabalhado em 14 Estados. Para 2011, está prevista a implantação nas demais unidades da federação. “O Visamobiliza é uma grande estratégia para aproximar a Visa dos movimentos populares, a fim de consolidar as ações do órgão com a integração de vários setores públicos e entidades sociais”.

Para Antônio de Pádua Pombo, diretor da Vigilância Sanitária estadual, o projeto serve para construir a “consciência sanitária” das pessoas. “Mesmo com o trabalho dos técnicos estaduais e municipais, não é fácil detectar todos os problemas. Por exemplo, se uma pessoa compra um iogurte vencido, ela volta ao supermercado e troca, mas é necessário que ela também avise à Vigilância Sanitária, para que o órgão tome as providências”, explicou Pádua, acrescentando que qualquer manifestação pode ser feita pelo telefone gratuito (0800 286 3000) da Ouvidoria da SES.

Participaram do evento, representantes dos movimentos populares de Sergipe, gestores das Vigilâncias Sanitárias municipais e estadual, bem como o secretário executivo do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE), Salviano Mariz, a ouvidora da SES Taciana Munareto, o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, e as técnicas da Anvisa, Aparecida Veludo e Orismélia Gomes, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.