[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Semana Santa já chegou e o movimento nos locais de comercialização de peixe e mariscos cresce consideravelmente nesse período. Pensando nisso e com o objetivo de minimizar o risco de problemas de origem alimentar, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), preparou um esquema especial de fiscalização que começou na semana passada e prosseguirá até o final do mês.

Durante a semana passada a Covisa inspecionou os supermercados da rede G Barbosa e as dificuldades, em sua maioria no que diz respeito à temperatura, já foram solucionadas. Nessa semana outras redes de supermercados, como Extra e Bompreço, também serão visitadas. Já no mercado municipal seis fiscais fixos estarão trabalhando na fiscalização, quatro no período matutino e dois no período vespertino.

Amanhã, dia 12, a inspeção será realizada no entreposto de pesca, localizado nas proximidades do mercado municipal. A atividade será em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e terá a função de verificar as condições de acondicionamento, manuseio e procedência do produto.

“Peixes, mariscos e crustáceos não devem ficar muito tempo expostos, sem refrigeração e, quando refrigerados, devem ficar em câmeras adequadas”, informa o gerente de alimentos, Alexandre Campos. Segundo ele, a conservação de peixes no gelo é adequada, mas se o gelo for de má qualidade o produto será contaminado.

Para Alexandre os consumidores têm que ficar atentos quanto às características do produto, são elas: cheiro, cor das guelras, uniformidade da cor, solidez das nadadeiras e impressão do dedo no corpo do peixe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.