[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Aracaju está atuando de forma rigorosa nos trabalhos de combate ao calazar e esquistossomose. Há duas semanas os funcionários vêm percorrendo alguns bairros da cidade. O trabalho de busca ativa dos cachorros para ser feito o exame do calazar começou efetivamente no dia 22, no Parque São José.
A equipe está composta por 15 pessoas trabalhando diariamente. Esse trabalho consiste em recolher os cachorros, fazer o exame e em caso positivo é feita a borrifação intra e extra-domiciliar. O grupo que está realizando essa atividade só vai sair da localidade depois de todos os serviços concluídos.
Já no bairro São Conrado foi iniciado também no dia 22, o trabalho de combate à esquistossomose. A doença é causada por um verme muito pequeno denominado Shistosoma Mansoni. Ele vive dentro das veias do fígado e dos intestinos das pessoas parasitadas.
São 12 pessoas trabalhando por dia nessa atividade que consiste na entrega dos frascos coletores à população. Depois de recolhido o material, é levado para fazer os exames específicos. A esquistossomose é transmitida pelas águas de rios, riachos, valas de irrigação, açudes, lagos e lagoas onde existem caramujos (hospedeiros).
Para combater a esquistossomose a população deve evitar o contato com as águas que têm caramujos. Não tomar banho, não lavar roupas e não deixar que as crianças brinquem nessas águas.
Deve-se usar sempre a privada, onde não existir rede de esgoto e saneamento básico, é recomendável construir a fossa longe da fonte de água potável.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.