Vigilância alerta população sobre consumo de alimentos
Através da parceria com um supermercado do Shopping Riomar, a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira, 5, uma ação para orientar os consumidores para que eles observem a qualidade dos alimentos que estão levando para casa e os riscos do consumo de agrotóxicos.
As técnicas da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da SES percorreram o supermercado em busca dos clientes para fornecer orientações e distribuir a cartilha informativa. Na cartilha, as pessoas tiveram acesso a detalhes sobre a segurança e correta manipulação dos alimentos, além do conteúdo do rótulo, a exemplo dos valores nutricionais e data de validade.
De acordo com a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto, o consumidor tem que estar sempre atento às características dos alimentos perecíveis, não perecíveis e às condições de higiene dos manipuladores. “As doenças causadas por intoxicação através de alimentos são muitas e isso é um problema de saúde pública. Quanto aos alimentos perecíveis, como a carne, a gente orienta que as pessoas observem o cheiro e a coloração, por exemplo. Já quanto aos não perecíveis, orientamos a observação das informações sobre prazo de validade, data de fabricação e lote”, disse.
A pedagoga Márcia Valéria Cruz estava se dirigindo ao caixa quando viu o estande da Divisa montado dentro do supermercado. “Além das informações sobre segurança no consumo de alimentos, recebi orientaçãosobre os riscos do consumo de agrotóxicos, o que me interessou muito. Tenho muita alergia alimentar e é importante que eu esteja interada sobre esse assunto”, afirmou a consumidora.
Para o supervisor de segurança alimentar do supermercado, Joacir Souza dos Santos, a parceria com a Vigilância Sanitária Estadual é uma forma de garantir mais qualidade nos produtos ofertados aos clientes. “Nós temos procedimentos internos que buscam garantir a qualidade dos produtos. A parceria com a Vigilância Sanitária é fundamental para o nosso negócio e eles estão nos ajudando a ensinar os clientes a comprar alimentos de qualidade. Sempre que a Vigilância precisar, vamos colaborar”, disse Joacir Souza dos Santos.
“Fiscalizar, dar prazo e punir são ações previstas pela Vigilância Sanitária. Porém, mais importante é realizar ações educativas para promover e proteger a saúde da população, a exemplo dessa ação”, ressaltou Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vigilância alerta população sobre consumo de alimentos – Fotos: Ascom/SES