[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um encontro muito especial marcou a manhã de hoje, dia 27, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva. Livros, fotografias, medalhas e diversos objetos que representam a vida e a obra do poeta sergipano José Santo Souza foram expostos ao público presente na abertura da mostra que homenageia um dos maiores nomes da literatura brasileira. A primeira edição do projeto “Encontro com o Escritor Sergipano” foi aberta pela diretora da instituição, Sônia Santos, e pela representante da Funcaju, Diana Virgínia. A mostra, montada no Salão de Exposições da entidade, continua aberta ao público até o dia 30 deste mês.

No dia do aniversário do poeta, que celebra hoje seus 85 anos de existência, o público aracajuano foi presenteado com a exposição que mostra aspectos de seu cotidiano e conta em cada objeto exposto a trajetória do ilustre membro da Academia Sergipana de Letras. O poeta não esteve presente na solenidade de abertura, mas sua presença foi percebida nos poemas declamados pelo ator César Macieira, e na presença da esposa, Mariana Souza, 84, filhos e parentes. Para a diretora da entidade municipal, Santo Souza expressou com essas palavras o motivo da ausência: “Meu coração pode não agüentar, sou muito sensível”.

Todo o universo de Santo Souza estará descoberto aos olhos das pessoas que irão prestigiar a mostra: desde o caderno de manuscritos, que contém poemas escritos entre 1956 e 1967, até publicações recentes e exposição de medalhas com as quais foi condecorado pelos governos municipal e estadual. Em cada imagem e texto, a certeza do justo reconhecimento e homenagem prestados pela Prefeitura de Aracaju. “Fico muito feliz em ver tudo isso. Tudo está muito bonito”, disse a fiel companheira do poeta. A jornalista Ilmara Cristina Souza, neta do sergipano, completou as palavras emocionadas da avó. “Esse tipo de homenagem é muito importante, porque nosso Estado precisa valorizar os filhos da terra”, afirmou.

Em seu discurso, a diretora da Clodomir Silva revelou o objetivo do projeto “Encontro com o Escritor Sergipano”. “É com muita satisfação que iniciamos esse projeto que tem o objetivo de destacar, divulgar e aproximar o escritor da comunidade, alimentando o gosto pela leitura. Quem conhece Santo Souza sabe da sua grandeza”, destacou.

Amanhã, dia 28, as atividades do projeto continuam com a palestra intitulada “Esboços para uma análise do significado da obra e poética de Santo Souza”, que será ministrada pela escritora Gizelda Morais, e com a declamação de poemas pelo cordelista Gilmar Santana. O evento tem início a partir das 19h.

Palestra
Quem compareceu à abertura da mostra participou ainda, no auditório da biblioteca municipal, de uma palestra proferida pelo pesquisador e jornalista Luiz Antônio Barreto e pelo professor e crítico literário Jackson da Silva Lima. Por meio das palavras enunciadas por esses confessos admiradores da obra e amigos pessoais de Santo Souza, o trabalho poético do escritor era resgatado em toda sua riqueza.

O público que prestigiou a abertura da mostra era diversificado: composto por pesquisadores, jornalistas, historiadores e amigos do escritor. Sergipanos de todas as idades se misturavam no auditório tomado pelo orgulho que o poeta conterrâneo traz. “Santo Souza já nasceu grande. Essa homenagem prestada pela prefeitura é muito significativa, pois prestigia o poeta enquanto está vivo”, ressaltou o presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Jose Eugênio de Jesus. O leitor comum, que inaugurava hoje seu primeiro contato com o correspondente da Academia Paulista de Letras, também já expressava sua admiração com a riqueza da poesia de Santo Souza, marcada por narrativas esotéricas, mitológicas e históricas. “Não sabia nada a respeito dele. Essa iniciativa é muito interessante, pois garante a oportunidade de conhecermos os autores e sua obra”, destacou o estudante Irmo Souza, 30 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.