Vice-governador visita instalações da Sumo Industrial em Boquim
No início da tarde desta quarta-feira, 20, o vice-governador Jackson Barreto, após cumprir uma agenda de inauguração, visitou as instalações da fábrica Sumo Industrial, localizada no município de Boquim e que realiza o processamento e industrialização de sucos de frutas oriundas dos produtores independentes da região e também em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Território Sul (Coopatsul).
A visita, que foi guiada pelo proprietário da empresa, o empresário paulista Odair Momesso, que adquiriu as instalações em 2010, e pelo gerente Industrial, Paulo Roberto Pellegrino, também contou com a participação do prefeito de Boquim, Jean Nascimento, do vice-prefeito, Cloves Trindade, e do ex-prefeito, Pedro Barbosa, além de integrantes da administração municipal.
O governador conheceu todo o processo de extração do suco concentrado de laranja e do processamento de outras frutas como manga, goiaba, maracujá, caju, acerola e água de coco que dão origem aos produtos comercializados pela empresa em várias regiões do País e até exportados para os Estados Unidos e Europa.
Com a capacidade atual, a unidade chega a produzir 120 mil litros de sucos variados na embalagem tetrapak (longa vida) que permite a durabilidade de um ano, e cerca de 90 mil litros dia na embalagem pet de 500 ml. A indústria também realiza a extração de 200 toneladas/dia do suco concentrado de laranja, que é embalado em tonéis de 200 litros e direcionado ao mercado consumidor internacional.
A empresa trabalha com uma perspectiva de expansão de sua produção na ordem de aproximadamente 30% até dezembro, passando dos atuais 130 funcionários para 200 colaboradores. Uma das metas da empresa é conseguir, a partir do incentivo promovido pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), contar o apoio locacional, onde o Governo do Estado, através da Companhia Sergipana de Desenvolvimento Industrial (Codise) faria a cessão de um terreno de 30 mil metros quadrados para expansão da unidade industrial.
Dinamização
Para o vice-governador Jackson Barreto, o objetivo do Governo é justamente incentivar as atividades produtivas, atraindo investidores como o empresário Odair Momesso a investir em Sergipe promovendo a geração de empregos, o fortalecimento das cadeias produtivas, e a geração de renda nos municípios sergipanos. “Fiquei feliz em ver que esta, que era uma indústria que atuava abaixo da sua capacidade, com a implantação de equipamentos mais modernos, avançou e já se destaca na área de sucos, gerando empregos e elevando a modernidade do parque industrial de Boquim”, revelou Jackson Barreto.
“Isto é tudo que queremos para o nosso País e é aquilo que a presidenta Dilma Rousseff tem falado constantemente, de se investir no processo de desenvolvimento, fortalecimento da industrialização, geração de empregos e fortalecendo a economia do Estado e do País”, contextualizou o vice-governador, ao expor a sua avaliação de que Sergipe nunca passou por uma fase tão importante na atração de investimentos, sobretudo no processo de industrialização.
“Verificar que uma empresa que iniciou com uma baixa produção e hoje exporta para diversos países a partir dos agricultores sergipanos é motivo de imensa alegria. Vamos fazer o possível para ajudar a empresa, naquilo que concerne ao papel do Estado, para ampliar a sua produção. Graças às políticas de fortalecimento deste processo promovidas pelo governador Marcelo Déda, que visa oferecer condições para que os investidores venham para Sergipe, o que acontece é o que vemos aqui com a promoção do devido retorno e da segurança do investimento. Por isso, Sergipe é hoje um dos mais promissores estados nordestinos”, sentenciou Jackson Barreto.
Perspectiva de Crescimento
Já o empresário Odair Momesso revela que justamente as condições encontradas em Sergipe foram determinantes para expandir suas atividades, já que também possui unidades que industrializam bebidas e energéticos na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.
“A sincronia que conseguimos estabelecer aqui a partir de um trabalho de referência da Coopatsul que nos assegura o produto e, em contrapartida, garante um bom retorno para os produtores, deveria ser um modelo referência para o País”, enfatiza.
Ainda segundo o empresário, justamente a partir do processo de atração de investimentos incorporado pelo Governo do Estado é que surgiu a iniciativa de se buscar a ampliação da produção sergipana. “É justamente por essas razões que apresentamos nosso projeto de expansão para ser avaliado e contar com o apoio da Codise. Nós sentimos que aqui ainda há um potencial imenso que pode ser explorado e queremos fazer parte desse crescimento que Sergipe vivencia hoje. Por isso, é motivo de orgulho para nossa empresa receber esta importante visita do vice-governador, Jackson Barreto, do prefeito e das demais autoridades para conhecer nossa produção”, concluiu o empresário.
Pelo projeto apresentado pela empresa à Codise, a Sumo Industrial se candidata a contar com o apoio locacional para instalação da nova planta produtora num terreno situado justamente em frente à planta atual.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vicegovernador visita instalações da Sumo Industrial em Boquim – Fotos: Marcos Rodrigues/ASN