Vice-governador prestigia primeira noite do Rasgadinho
O vice-governador Jackson Barreto prestigiou a primeira noite carnavalesca do bloco ‘Rasgadinho’, do bairro Cirurgia. Em clima de muita alegria foi dado início à festa, e milhares de foliões foram dançar ao som de Moraes Moreira e outras atrações. Na abertura do evento a organização do Rasgadinho aproveitou a ocasião para entregar troféus homenageando diversos veículos de comunicação do estado.
“Sempre louvei a iniciativa de Robson Viana em resgatar o Rasgadinho, essa importante página da cultura popular e uma das minhas belas lembranças. Sou da geração que conheceu o bloco, morei no bairro Cirurgia e acompanhei desde criança a festa. Era tudo feito de forma improvisada, as pessoas batiam latas, panelas e tambores, mas era impressionante como a multidão enchia a rua de Estância, na altura da rua Dom Bosco até a Gararu. As pessoas cantavam alegremente as marchinhas”, lembrou o vice-governador, afirmando estar emocionado com o trabalho feito pelo vereador Robson Viana e o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado.
Na festa
Quem também marcou presença na festa foi o fundador da festa, Emanuel Leopoldo dos Santos, que aos 79 anos lembrou que o Rasgadinho completa este ano seu 49º aniversário. Ele conta que a brincadeira que deu origem ao bloco começou em 1960, quando ele reuniu alguns amigos que costumavam jogar bola. Mas só a partir de 1962 o bloco começou a desfilar pelas ruas do bairro Cirurgia, sendo que seu auge foi de 1962 a 1972. “Foi muito importante o Robson Viana ter resgatado essa festa, que hoje é de todo o estado. Hoje ninguém precisa sair de Sergipe para brincar o carnaval”, disse ‘seu’ Leopoldo, como é mais conhecido.
O vereador Robson Viana (PT), organizador da festa, lembrou que contando a partir do seu ‘resgate’, o Rasgadinho comemora sua 8ª Edição. “Ano passado a PM estimou que cerca de 50 a 60 mil pessoas por noite passaram por aqui. Durante o dia o bloco chegamos a reunir 80 mil pessoas no cortejo. Não existe mais resgate, o carnaval no Rasgadinho já se consolidou”, disse Robson.
Ele ainda destacou que 90% dos investimentos no bloco ficam na própria cidade, já que toda infra-estrutura, bandas, decoração e tudo mais vem da capital sergipana. “O município e o Estado ganham, além da população. Este ano estão nas ruas várias barracas vendendo fantasias. Os comerciantes não pagam nada para trabalhar no local e os hotéis estão cheios”, falou o vereador.
O presidente da Emsetur, José Roberto, também foi conferir a festa e confirmou que o Rasgadinho é um evento que deixou de ser local e passou a atrair vários turistas. “Os hotéis estão recebendo a programação do rasgadinho. Aracaju está conseguindo reunir alegria e tranqüilidade no mesmo evento, o que tem atraído muita gente”, explicou.
Já o vereador Elber Batalha Filho (PSB), indicado pelo governador Marcelo Déda (PT) para assumir a Secretaria de Turismo – que ainda será criada – destacou a tradição do bloco carnavalesco do bairro Cirurgia e ressaltou a política de resgate dos antigos carnavais que vem sendo empreendida pela Prefeitura de Aracaju. “A cada ano o Rasgadinho se consolida como um belo evento cultural”, avaliou o vereador.
Alegria
Os foliões que foram conferir a festa ficaram animados com o ambiente tranqüilo. A jovem mamãe Ana Karina da Conceição, por exemplo, levou para a avenida seus dois filhos, de um e três anos de idade. “A festa está muito boa e o lugar está tranqüilo”, garantiu. Já o casal Benjamim Schuster e Nazaré voltaram a acompanhar a festa depois de quatro anos e chegaram cedo pra garantir um bom lugar. “O carnaval de rua está renascendo e nós temos que aproveitar”, disse Benjamim.
Estiveram presentes no evento: o senador Eduardo Amorim (PSC); os deputados federais Valadares Filho (PSB), Márcio Macêdo (PT) e Rogério Carvalho (PT); o deputado estadual Capitão Samuel (PTC); o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento (PT); os vereadores Ivaldo José (PDT) e Danilo Segundo (PSB).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vicegovernador prestigia primeira noite do Rasgadinho – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN