Vice-governador brinca o tradicional Carnaval de Neópolis
A capital sergipana do frevo, Neópolis, a 121 km de Aracaju, amanheceu mais uma vez em festa neste domingo de Carnaval, 10. Logo pela manhã sergipanos e turistas saíram às ruas ao som do frevo. Ao lado de milhares de foliões, do prefeito local, Amintas Diniz, e do secretário-chefe da Casa Civil, Sílvio Santos, o vice-governador, Jackson Barreto, também participou da festa.
Considerada como a segunda maior festa de frevo do País, os festejos momescos no município de Neópolis são tradições regadas de alegria e animação. “Se Sergipe tem história de Carnaval, Neópolis antecede a história do Carnaval de Sergipe. Aqui é a capital sergipana do frevo e possui uma festa diferenciada no Estado, pois é um carnaval que mantém tradições, raízes culturais, como o bloco Zé Pereira e o frevo. É uma festa do povo e da alegria”, afirmou o vice-governador.
A animação da festa contagia idosos, adultos, jovens e crianças em torno de um único objetivo: a diversão. O professor Walber Cardoso trouxe a filha e uma amiguinha da garota para aproveitarem a folia. “É o segundo ano que eu trago minha filha. É uma festa tranquila, elas brincam e se divertem bastante ao meu lado”, contou Walber.
Jackson percorreu as ruas de Neópolis brincando com os demais foliões e não escapou do também tradicional mela-mela. “Eu, quando venho a Neópolis, venho descomprometido com horário e com qualquer outro evento, porque aqui se brinca e se pula o verdadeiro carnaval que nossos pais e avós conheceram”, comentou.
Segundo o prefeito Amintas Diniz, a tradição do Carnaval de Neópolis valoriza e faz parte da cultura do município, principalmente pelo frevo. “Como estamos no período carnavalesco e por termos passistas aqui no município, criaremos, a partir de março, a Escola do Frevo onde iremos formar novas passistas e tornar viva essa chama que faz parte da nossa história”, declarou.
Economia
A festa, que já virou símbolo da cidade, traz benefícios, que vão além da diversão, como o estímulo e movimento da economia na região durante o períodos da folia. “Há um movimento na economia através do aluguel de casas, dos hóspedes que chegam às pousadas e do comércio em geral, que vai desde os vendedores ambulantes ao aumento da procura nos postos de gasolina, por exemplo”, explicou o prefeito.
O vendedor ambulante Laelson dos Santos observa esse benefício proporcionado pela comemoração. É por isso que ele sai do município onde mora, Moita Bonita, para durante os dias de festas comercializar bebidas, como água, cerveja e refrigerante, percorrendo as ruas da cidade com o seu carrinho de mão e isopor. “Todos os anos eu venho para cá e isso ajuda na minha renda do mês. Consigo tirar uma média de R$ 100, por dia, e isso já ajuda em casa”, disse Laelson.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Vicegovernador brinca o tradicional Carnaval de Neópolis –