[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A construção do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), está em ritmo acelerado. Ontem, quarta-feira, foi iniciada a concretagem da penúltima etapa da maior e mais importante obra urbana dos últimos anos na capital sergipana. “A penúltima etapa da concretagem corresponde à alça que fica ao lado do hipermercado Extra. Esta fase, que começou na manhã de hoje, deve terminar na madrugada do dia seguinte e envolve a colocação de 280 metros cúbicos de concreto”, relatou o engenheiro da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), José Henrique Rodrigues.

Segundo o engenheiro, a obra é composta por seis alças, que são rampas de acesso ao viaduto. “Estamos trabalhando em quatro das seis rampas. Concluído o muro de contenção desses trechos de solo reforçado, vamos iniciar a colocação dos guarda-corpos, que são os blocos de concreto que protegem as laterais do viaduto. Um deles delimita o trecho da ciclovia”, destacou. Em cada etapa de concretagem das rampas, o concreto é espalhado sobre a estrutura de aço feita pelos operários. O concreto é lançado sobre esse molde, envolvendo o esqueleto de vigas metálicas entrelaçadas, que dá sustentação à obra.

“A última etapa de concretagem deve ser executada até o dia 10 de dezembro. Ela será feita na interligação da rampa que fica ao lado do terreno da Codise. Depois disso, serão feitos pequenos acabamentos para entregarmos a obra concluída no prazo estabelecido, que é o final de dezembro”, assegurou Henrique.

Trabalhos finais Os 250 trabalhadores da obra trabalham de segunda a sábado, das 7 às 17 horas, para garantir a eficiência do trabalho e o cumprimento dos prazos de cada frente de serviço. De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Valmor Barbosa, na próxima semana será iniciada a etapa da iluminação. “Fazemos os trabalhos simultaneamente, para evitar os atrasos. Vamos iniciar a colocação dos cabos para a distribuição da rede elétrica. Já a pavimentação está bem adiantada”, declarou. Quem passa pelo local da obra, já pode notar a colocação do asfalto que interliga as avenidas Adélia Franco e Heráclito Rollemberg. Além da pavimentação asfáltica, bem adiantada e da iluminação, os operários vão se dedicar ao trabalho de urbanização – que, segundo Valmor, também deve iniciar na próxima semana. Quando estiver pronto, o viaduto vai desafogar o trânsito e minimizar os engarrafamentos no DIA, especialmente em horários de pico, quando cerca de 90 carros passam a cada minuto pelo local. O viaduto possui 347,50 m, uma altura máxima no vão central de 6,50 metros e as pistas terão 7 metros, enquanto a ciclovia contará com 3,05 metros de extensão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.