[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Este ano a VI Olimpíada Ambiental de Sergipe estará focada na Rio+20, que é a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorrerá em Junho deste ano, no Rio de Janeiro. Com a temática, “Sergipe na Rio+20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, a olimpíada, maior evento ambiental do Estado, será aberta no dia 27 de março deste ano, às 8h, no Teatro Tobias Barreto.

A Olimpíada Ambiental de Sergipe é um projeto ambiental de cunho socioeducativo, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente,  Genival Nunes, a realização das olimpíadas representa uma ação de caráter educativo e ambiental. “Ela estimula os atores envolvidos, alunos e professores das redes públicas de ensino e de escolas particulares, a refletirem de forma crítica e analítica as questões relacionadas a o meio ambiente sergipano”, citou.

“O objetivo específico desse projeto que vem modificando mentes e corações de alunos é tornar cada vez mais ascendente o desejo dos envolvidos na grande maratona a aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir as ações humanas de forma a contribuir  com  o processo da preservação e proteção ambiental a partir de uma nova concepção de atitudes”, complementou Genival Nunes.

Modalidades & Categorias

Pelo Regulamento da Olimpíada, com estabelecimento de regras e oportunidades de participação, alunos e professores interagem com o desenvolvimento de trabalhos. Suprida a modalidade de Ciências para este ano, o regulamento continuará a ofertar as modalidades de Arte, Produção de Textos e Projeto, sendo a última modalidade destinada para professores. Este ano também foi suprido do regulamento, além da modalidade Ciência, a categoria do Ensino Infantil, permanecendo então as demais.

No ano de 2011, a olimpíada bateu o record de inscritos. O site da Olimpíada é www.olimpiadaambiental.se.gov.br registrou  exatos 4.231 estudantes inscritos, um acréscimo de 42% com relação ao ano anterior, que obteve a inscrição de 2.977 alunos. O número de instituições de ensino também foi superior aos dos últimos quatro anos, com 285 escolas inscritas entre a capital e o interior do Estado.

Premiação

Além de troféus e medalhas, a olimpíada, como forma de incentivo às artes produzidas e a conscientização ambiental, a Semarh oferece a cada ano o prêmio de R$ 500,00 para os classificados em 1º lugar de cada modalidade e de cada categoria, e ainda o prêmio de R$ 1.000,00  para  a categoria professor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.