[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A edição 2013 da Semana da Água tem como tema Águas Azuis-Cidades Verdes, chega no segundo dia de realização com a participação expressiva de estudantes e professores das instituições públicas e particulares de ensino. Realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh) o evento segue até o próximo dia 22 de março.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, cuja superintendência é responsável pelo desenvolvimento das atividades geradas na programação da Semana da água, o Encontro de Recursos Hídricos é um evento consolidado no Estado, por ser destinado à troca de experiências e debates.

“Como resultado do rápido e imprevisto crescimento urbano, da maior vulnerabilidade à mudança climática e das práticas relativamente ruins em gestão de água, diversas cidades estão enfrentando problemas de falta de água, poluição das bacias, prestação inadequada dos serviços e maior inundação, o que afeta diretamente a qualidade de vida das populações e o potencial econômico. Todos esses pontos serão debates durante evento, enfocando a sustentabilidade das cidades no ponto de vista ambiental”, explicou o superintendente.

Segundo dados da Comissão Organizadora do VI Encontro de Recursos Hídricos, somente nessa 6ª edição houve inscrição de cerca de 400 participantes. Quanto ao número expressivo de trabalhos científicos, 30 deles foram selecionados para serem apresentados durante os quatro dias do evento- a qual foi iniciado nesta última quarta-feira, dia 19.

Palestra

“A Pegada Hídrica: Estimativa do volume de água cinza de pesticidas na pegada hídrica de cultivos agrícolas”, foi o tema de palestra apresentada pelo pesquisador da Embrapa/Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Lourival Costa Paraiba.

Em sua explanação, o pesquisador destacou a importância da água para a vida humana, mostrando a sua utilização em bens e produtos a partir da utilização de cálculos.
“Através de método matemático, se estima o volume de água cinza necessário para diluir, no ambiente, misturas de agrotóxicos na água”, explicou Lourival.

Participante do evento desde o primeiro dia, o técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, José Mariano de Barros Pimentel, cita a importância das discussões sobre o tema água.

“Em países com Dubai, na África do Norte, a água é insuficiente o que faz a necessidade de utilização de dessalinizadores na água do mar. Em Sergipe, a água salobra é transformada em água doce por conta desses dessalinizadores, daí vemos a importância da água em alguns lugares. Não sendo ela indispensável em qualquer lugar do mundo, pois água é vida”, destacou.

O estudante do curso de Tecnologia e Saneamento Ambiental, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Rafael Perreira Silva, disse ter ficado muito satisfeito com a realização do encontro.

“São palestras importantes voltadas para o meio ambiente e em especial os recursos hídricos”. Motivado, Rafael disse planeja continuar participando desses debates em Poços de Caldas, durante o Congresso Nacional de Meio Ambiente.

Programação

No período da tarde, ocorreu a  palestra  sobre o  Novo Código Florestal, apresentada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente,  Eduardo Lima de Matos.
Nesta próxima quinta-feira, dia 21 de março, a programação da Semana da água continua com a realização de apresentação de trabalhos científicos e de palestra. O representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Marco Antonio Amorim, irá proferir palestra sobre Cobrança pelo Uso da Água Bruta.

A programação completa das palestras e apresentação de trabalhos que ocorrem no VI Encontro de Recursos Hídricos está disponível no site da Semarh: WWW.semarh.se.gov.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.