[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Projeto Verão Digital tem atraído números recordes de sergipanos e turistas que buscam acessar a internet, tanto sem fio, como em computadores em dois pontos fixos na Orla de Atalaia. Desde que foi implantado em 10 de janeiro de 2010, mais de 2.000 pessoas já tinham passado pelos estandes montados em frente ao Sesc e no Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

O Verão Digital é viabilizado pelo Governo de Sergipe e está funcionando de forma experimental, disponibilizando infraestrutura e serviço wireless até o dia 31 de março. Neste período, qualquer pessoa com notebook poderá acessar a internet de forma gratuita em toda a extensão da Orla.

Segundo Ulisses Benedito de Paula, diretor da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), ao difundir o conceito de conectividade (rede wireless), o governo avança nos projetos de universalização do direito aos meios de informação e comunicação, propiciando até novas oportunidades de pesquisa e interação para os usuários. “Para nós é um motivo de aprendizagem, porque tem uma receptividade muito grande dos turistas e da população e o resultado até agora é um sucesso absoluto. As pessoas percebem a receptividade do projeto e é possível que a gente amplie o projeto por tempo e por área de cobertura”, disse.

Verão Digital

O Verão Digital é viabilizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, executado pela Emgetis e tem o apoio de outros órgãos estaduais e a parceria da empresa de telefonia Oi.

Nos dois pontos de atendimento ao cidadão, na Orla de Atalaia, os internautas têm acesso ao portal http://www.veraodigital.se.gov.br, onde constam informações sobre os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais e ainda sobre locais turísticos, eventos, agenda cultural e notícias.

A Orla de Atalaia foi o local escolhido para funcionar como teste do Verão Digital porque é uma área predominantemente turística, com a presença de hotéis, bares e restaurantes, além de áreas de lazer e espaços recreativos. São quatro pontos móveis de zona Wi-Fi (internet sem fio) e mais dois pontos fixos de acesso gratuito.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.