Várias ações da Semed impulsionam educação no município de Aracaju
Além disso, todos os estabelecimentos do município, principalmente os direcionados para a Educação Infantil, são equipados com parques infantis. No ano passado, 14 novos parques foram comprados e 14 foram recuperados. Para este ano, mais 29 serão colocados nas escolas. “Com as reformas, aluguéis de prédios e adequação de salas de aula, conseguimos aumentar a oferta de vagas em 35%, em relação ao ano passado. É uma conseqüência da política que estamos adotando para Aracaju: de poder cada vez mais matricular mais alunos, com escolas bem adequadas e capacitadas para atender à demanda”, explica a secretária Municipal de Educação, Ana Lúcia Menezes. Mais de 38 mil alunos já foram beneficiados com as reformas e adequação de salas. A meta é que esse número chegue a 40 mil ainda no primeiro semestre deste ano.
Doze novas escolas serão reformadas através do PAPE – Programa de Adequação dos Prédios Escolares – uma parceria entre o Governo Federal e as prefeituras, com recursos do Fundescola – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério. Em Aracaju, 118 salas passarão por reformas que incluem colocação de cerâmica nas paredes, pisos de alta resistência e pintura. “Dependendo da necessidade de cada estabelecimento, a prefeitura complementa com recursos próprios para fazer as melhorias que são necessárias”, assegura Ana Lúcia.
Nova metodologia
Uma nova política educacional foi inserida para estimular o aprendizado e a criatividade dos alunos na rede municipal. A Semed – Secretaria Municipal de Educação – vem promovendo desde o ano passado seminários, oficinas de teatro e ciclos de cinema para melhor qualificar o professor do município. Para ampliar também o quadro de professores, a prefeitura vai abrir 350 novas vagas, através de concurso público que será realizado em abril.
De acordo com a secretária, todas as escolas receberam o kit pedagógico, composto por jogos, brinquedos e quadros de chamadas que ajudam na aprendizagem. “Ainda esse mês estamos construindo palcos de fantoches para que o próprio professor, junto com os alunos, possa encenar peças envolvendo o nosso folclore”, diz.
Projetos e concursos
Alguns projetos que são desenvolvidos pela Semed vêm ajudando a combater a exclusão social. É o caso do projeto Música e Movimento, uma parceria com a Unimed. A prefeitura oferece aulas de música aos alunos. As escolas recebem violão, teclado, cavaquinho e instrumentos percussivos. O aluno que se destaca passará a ser monitor dos outros colegas recebendo uma bolsa de R$ 90, é a chamada bolsa-arte. Além disso, para comemorar o aniversário da cidade, a Semed vai promover, no dia 11 deste mês, o 1º concurso de Redação entre os alunos da rede com o tema: Aracaju, sua história e suas belezas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Várias ações da Semed impulsionam educação no município de Aracaju – Agência Aracaju de Notícias