[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começa amanhã, dia 19, e se estende até o dia 21 de setembro, a campanha de vacinação anti-rábica na zona urbana de Aracaju. A campanha é realizada pela Prefeitura de Aracaju através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Ana Célia dos Santos, a meta é vacinar 66.124 cães e gatos a partir do 3° mês de idade. Para isso, foram montados 98 postos fixos distribuídos por toda a cidade.
Foram enviadas, também, desde o dia 16, equipes da SMS para a zona de expansão de Aracaju, que corresponde ao Robalo, Mosqueiro, São José, Areia Branca e Aloque. Nesses locais, funcionários percorrem casas e sítios imunizando os animais.
Essa é a primeira fase da campanha, pois haverá mais duas etapas nos meses de outubro e novembro. A SMS aumentou o número de campanhas porque esse ano foram diagnosticados quatro casos de animais acometidos pela raiva.
Ana Célia dos Santos explica que a população precisa se conscientizar sobre a importância da imunização. “Os donos dos animais acreditam que tratar bem é, apenas, dar alimentação e abrigo. A vacinação é tão importante quanto esses dois itens”, disse.
A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos, inclusive o homem. A transmissão ocorre através da mordida, arranhões e lambeduras de animais doentes.
Os sintomas do animal com raiva são entre outros, aversão à luz, mudança de humor (agressividade ou apatia) e falta de apetite. Pessoas e animais têm 100% de possibilidade de morte se contraírem a doença.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.