[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o aval do Ministério da Saúde, informa, através de Nota Técnica Nº. 04/2012/DIVEP/SES, sobre os critérios para utilização da vacina conjugada contra Doença Meningocócica (DM) sorogrupo C nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e 04 de fevereiro de 2012, houve a notificação de 12 casos de doença meningocócica. A análise laboratorial identificou a Neisseria meningitidis C em onze desses casos. Em todos eles foi realizado tratamento das pessoas identificadas, não havendo o surgimento de nenhum caso secundário.

As medidas para prevenção e controle da DM são o tratamento (quimioprofilaxia) e a vacinação. O tratamento deve ser realizado para todos os contatos íntimos do caso primário em um tempo de até 48 horas. Já a vacina, incluída pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2011 no calendário anual de vacinação, é para crianças menores de um ano de idade. A SES afirma que o risco de adquirir a DM existe para todas as faixas etárias, porém para crianças dos seis meses a um ano de vida é um período mais suscetível de contrair a doença.

De acordo com o médico infectologista da SES, Marco Aurélio Góes, a vacina está disponibilizada na rede do SUS apenas para crianças menores de um ano. “A indicação do uso da vacina para essa faixa da população é baseada em estudos de impacto na saúde pública. A vacina na rede privada é uma opção individual, mas não se justificam as filas nas clínicas particulares, ela pode ser tomada de forma eletiva, com tranquilidade”, informou.

Segundo Marco Aurélio, não há risco de epidemia. “É importante que a população tenha calma, pois ressaltamos que no momento não há indicação da vacinação específica para a população. No caso de profissionais de saúde, estudos têm demonstrado que o risco da meningite meningocócica não é maior que o da população em geral, portanto, reforçamos que a vacina fornecida pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuída pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para todos os municípios deve ser utilizada exclusivamente na faixa etária preconizada que é para crianças com até um ano de idade”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.