[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde ontem, dia 10 até o dia 03 de outubro, 36 unidades de saúde de Aracaju estarão marcando consultas com especialistas e exames médicos através do computador. Essa medida facilita a marcação, que desde junho vinha sendo feita através de malote, dando uma maior agilidade ao sistema de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS – foram capacitados mais de 40 funcionários para trabalharem como marcadores nos postos. Nesta primeira semana, 10 unidades começarão a fazer o agendamento através da internet e, a partir da próxima semana, a cada três dias, mais cinco postos iniciarão os trabalhos.
Em junho, quando começou a gestão plena, a SMS assumiu a responsabilidade pelo agendamento de consultas e exames especializados (consultas com especialistas, RAIO X, Ultrassonografia, etc..) e descentralizou a marcação para os postos de saúde, acabando com a fila e o comércio de fichas. A nova sistemática deu mais transparência a oferta de serviços e mostrou a insuficiência do número de consultas e exames para atender a toda população que utiliza os serviços do SUS em Aracaju. A Secretaria fez a contratação de mais médicos especialistas e a elaboração do projeto de reforma e ampliação do Centro de Especialidades Dr. Augusto Franco, que deverá dobrar a sua capacidade instalada.
“Nos meses de junho, julho e agosto, período de transição, o processo de marcação levava em média sete dias para o usuário ficar sabendo o dia e a hora do seu atendimento, o que gerava insegurança e incerteza. A partir da implantação da marcação via internet, o usuário receberá retorno imediato do dia e da hora que será atendido, acabando com o desconforto de ter que voltar à unidade para saber quando será atendido”, explica o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho.

MELHORIA NO ATENDIMENTO
Agora, com a marcação via internet, o usuário que deseja ser atendido por um determinado médico especialista saberá, no momento da marcação, qual o tempo de espera para conseguir a vaga e poderá optar por outro especialista caso não queira esperar.
A secretaria informa que disponibilizará para cada posto de saúde uma cota semanal de exames e consultas especializadas, a qual funcionará como relação de recursos diagnósticos complementares disponíveis para os médicos definirem o diagnóstico e o tratamento das pessoas atendidas. “Estas medidas tornarão o diagnóstico e o tratamento mais rápidos e eficazes”, aposta o secretário.
A gestão plena muda a relação do usuário com o gestor público. Até junho, a pessoa procurava o sistema de saúde municipal, marcava uma ficha, era atendido pelo médico, a partir daí, todo e qualquer exame ou encaminhamento para especialista, deixava de ser uma responsabilidade do Município e passava a ser do Estado. Agora, com a municipalização, a própria prefeitura é a responsável pela continuidade do atendimento ao usuário da capital.
“Até o final do ano a agilidade deve ser ainda maior com a implantação dos terminais de atendimento do SUS em todas as unidades. Com o cartão SUS em mãos, o usuário que se dirigir aos postos terá acesso facilitado ao atendimento, além de que os profissionais também terão maiores informações sobre o paciente”, prevê Rogério Carvalho.
De acordo com ele, 12 unidades de saúde já estão com os terminais instalados e 165 mil cartões estão sendo distribuídos. De acordo com Sândala Teles, coordenadora do Cartão SUS, só no mês de setembro mais 10 unidades devem estar com seus terminais instalados. “Hoje, Aracaju é modelo para diversas outras cidades pela forma como estamos implantando o cartão”, esclarece.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.