[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Usuários da Unidade de Saúde (USF) Adel Nunes, no bairro América, zona oeste de Aracaju, participaram, na última terça-feira, dia 19, de reunião que tratou sobre a Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá em agosto deste ano. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo do encontro é estimular o debate entre a unidade e a comunidade para que esta possa apresentar formulações e propostas coletivas que poderão compor o plano de saúde do município de Aracaju.

A pré-conferência local – como é chamado este tipo de reunião – abre espaço para que os usuários possam opinar a respeito dos serviços prestados pela unidade. Com presença marcante das pessoas da comunidade, a reunião ocorreu no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu, no mesmo bairro. Também participaram conselheiros locais da unidade de saúde, trabalhadores e prestadores de serviços da SMS.

“A gente está explicando para eles o que é Conferência Municipal de Saúde, o Conselho Local de Saúde, qual sua importância para o controle social e a função do conselheiro de Saúde. Além disso, agendamos para 17 de julho a eleição dos conselheiros locais. Deste conselho sairão os delegados que vão participar da Conferência Municipal de agosto e que vão levar as propostas para discussão”, disse a gerente da Adel Nunes, Iucema Santana Santos.

O controle social é uma característica das pré-conferências e da própria Conferência Municipal e estimula a população a interagir com a SMS. Ele é tido como uma ferramenta de modernização da democracia e representa a participação da sociedade nas decisões políticas para o bom funcionamento do sistema público, neste caso, do sistema de saúde municipal.

Visando estimular uma maior aproximação da população com a unidade de saúde e com a secretaria, o ouvidor da SMS, Helder Freitas de Andrade, também participou da pré-conferência. Segundo ele, a Ouvidoria está presente nesses eventos para que sejam discutidas as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade e pelos trabalhadores da rede municipal de saúde.

“É preciso que as pessoas participem, liguem para a Ouvidoria para fazer suas queixas e dar sugestões. Mas também é importante que a população ligue para elogiar também”, destacou. A postura dos profissionais da secretaria atesta o processo de construção democrática da SMS, que prima pelo caráter coletivo de suas políticas diretivas em saúde.

IEC

As pré-conferências também são marcadas por atividades como oficinas, palestras e esquetes teatrais que cativam e mobilizam as pessoas para as reuniões. Na USF Adel Nunes, o grupo ´A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar´, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma divertida perfomance animando os presentes. O grupo, liderado pelo coordenador do setor de Informação, Educação e Cultura (IEC), Gilvan Rosa, também capacitou os agentes de saúde do Adel Nunes que se apresentarão durante a reunião.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.