[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade à programação da II Semana de Combate ao Lixo, a Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto mobilizou na manhã de hoje, 22, os moradores do bairro Bugio, através das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, esses profissionais saíram às ruas para alertar e conscientizar a população sobre a problemática do lixo.

Todas as seis equipes de PSF que atuam na unidade participaram do mutirão. Divididas em três grupos, elas percorreram as áreas assistidas pela unidade, entre elas o loteamento Nova Liberdade I e II, e os conjuntos Maria do Carmo II, Jardim Centenário e São Carlos. “No período da tarde a dinâmica será outra. Nós vamos entrar nas casas desses moradores para saber como está sendo armazenado o lixo e orientá-los”, afirma a enfermeira de uma das equipes, Rute Santos Silva.

Para o morador do loteamento Nova Liberdade, Aroaldo Moura Diniz, o mutirão contribui para que as pessoas estejam orientadas quanto ao destino do lixo. “É importante estar consciente de que lugar de lixo é no lixo e de que morar num lugar limpo evita doenças”, ressalta. De acordo com a enfermeira Rute, a tarefa de educar a comunidade no que se refere aos hábitos de limpeza é gradativa e os resultados nem sempre são imediatos. “Na verdade, é um trabalho de formiguinha. Todo processo educativo deixa uma semente, cujo fruto poderá ser colhido mais tarde”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.