[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, localizada no bairro Palestina, realiza desde novembro de 2005, trabalhos artesanais com mães inscritas no Programa Bolsa Família e também usuárias em tratamento de saúde – ‘O Grupo Viver Melhor’.

O projeto é desenvolvido pelo Serviço Social da USF Francisco Fonseca, com o apoio do núcleo de Psicologia. O objetivo é estimular as mulheres a utilizarem o que aprendem como fonte de renda, promover a inclusão social, e em especial resgatar a auto-estima. Com o reconhecimento do trabalho pela comunidade, a cada dia o grupo ganha novas integrantes.

O trabalho desenvolvido pela USF já dá resultados: das 30 mulheres integrantes do grupo, seis delas através de teste de seleção, obtiveram sua carteirinha de artesã, para comercializar seus próprios produtos.

Os produtos confeccionados utilizam materiais como: retalhos de tecidos, jornal, lã, linha e miçangas, que depois de prontos se transformam em tapetes, colchas, almofadas, bolsas, jarros e bijuterias de qualidade. Todos os objetos são expostos na própria Unidade de Saúde.

De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Lara Verônica Brito Gomes, a idéia de desenvolver o projeto começou a partir do cadastramento das mães no Programa Bolsa Família. “Conversando com elas, conhecendo um pouco da realidade de cada uma, já que constantemente estamos em contato com as mães, aí pensei porque não desenvolver um trabalho de terapia comunitária, prazeroso, e ao mesmo tempo rentável”, explica.

“Estou no grupo desde o início, me divirto, relaxo, sempre volto para casa mais tranquila e satisfeita”, comenta Maria Luzia Santos Silva, 54 anos. Já para Janete Soares Bezerra, o grupo é maravilhoso, através dele fez muitos amigos. “O trabalho é um benefício para a mente, uma terapia, pelo menos um dia na semana rimos, trocamos idéias, nos sentimos mais vivas e felizes”, acrescenta.

O Grupo se reúne todas às sextas-feiras, das 13 às 17 horas, na própria Unidade de Saúde Francisco Fonseca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.