[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Milhares de pessoas saíram às ruas do Santa Maria na noite de ontem para prestigiar a inauguração da maior obra já realizada no bairro: a macrodrenagem e pavimentação asfáltica de 30 ruas no conjunto Padre Pedro, e a contenção e recuperação ambiental do morro do Avião. Construída pela Prefeitura de Aracaju com recursos próprios e do Governo Federal, a urbanização entregue à comunidade pelo prefeito Marcelo Déda é mais um grande investimento em infra-estrutura realizado no local antes abandonado pelo poder público.

Os mais de 7 km de drenagem e pavimentação de 16 ruas e 14 travessas com ligação domiciliar de esgoto em cada casa; a construção dos 800 metros da avenida conhecida como auxiliar e de 1,8 km de canais protegidos por defensas metálicas e equipados com diversas passarelas para pedestres; a nova iluminação, sinalização, calçadas e paisagismo; os 10 piscinões para receber a água das chuvas e levá-la para os canais, e o reflorestamento do morro do Avião, são o cumprimento do compromisso assumido pela administração do prefeito Marcelo Déda.

Na prática, a obra significa mais acessibilidade, segurança e saúde para as famílias do Padre Pedro que, a partir de agora, estão livres da poeira, lixo, lama e, conseqüentemente, das doenças respiratórias e infecto-contagiosas que contaminavam principalmente as crianças. Com a mesma qualidade das obras realizadas em bairros de classe média e alta da capital, a 1ª etapa da urbanização do Santa Maria devolve aos moradores antes desacreditados sua dignidade.

“Aquele que pisou na lama com vocês, hoje vem pisar no asfalto de um bairro que dá dignidade e respeito ao povo. Nós viemos mostrar que acabou o preconceito com a antiga Terra Dura porque no nosso projeto não há cidadãos de segunda classe”, disse o prefeito Marcelo Déda ao frisar que o trabalho vai prosseguir. “Hoje o Santa Maria deixa de ser o bairro dos esquecidos para ter parte de seus sonhos concretizados, mas eu só estarei completamente realizado quando tivermos a presença do poder público em todos os cantos do bairro”, destacou.

Resgate da auto-estima

O projeto integrado batizado de Santa Maria Protege inclui a construção de quase 400 casas com recursos da prefeitura e em parceria com a Petrobras, que também está investindo na abertura de duas novas avenidas que ligarão o bairro à avenida Melício Machado, na Atalaia, e na construção da escola modelo Vitória de Santa Maria. A regularização fundiária e a criação de uma verdadeira rede de proteção social com quase quatro mil cartões Bolsa-Família, cursos profissionalizantes e programas de inclusão para crianças e adolescentes também fazem a diferença.

As inúmeras pequenas reformas que a comunidade está fazendo em suas casas são a prova do resgate da auto-estima da população. “Agora dá gosto de construir nosso muro e organizar mais a casa. Eu não vou mais precisar varrer o chão cinco ou seis vezes por dia como antes por causa da poeira e meu filho até já melhorou da tosse que tinha. O Santa Maria é lugar de gente trabalhadora, o prefeito sabe disso e está nos ajudando”, disse Eunice Silva, que mora com seu marido e quatro filhos no local há mais de 10 anos.

Prioridade para quem mais precisa

Mesmo com toda a pressão de seus adversários políticos, o prefeito Marcelo Déda tem concentrado seu trabalho nas regiões mais pobres da cidade. “Enquanto eles vão pro rádio dizer que eu tenho que priorizar a orla da Coroa do Meio, eu gasto com quem mais precisa. Se eu tivesse dinheiro sobrando e todas as obras para o povo já feitas, eu podia gastar com obras para turista ver. Mas o que eu quero que o turista veja primeiro quando vem aqui é o povo feliz”, enfatizou o prefeito. “O que vocês estão vendo hoje é também prova do carinho e responsabilidade que o presidente Lula tem com Aracaju”, acrescentou.

Antes de realizar a primeira etapa do Padre Pedro e a recuperação ambiental do morro do Avião, a prefeitura da cidade já havia construído no Santa Maria a praça Padre Melo, a Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, o calçamento da praça da feira, as escolas de ensino infantil Diomedes Silva e o novo Laonte Gama (conhecido com Laontinho); além de reformado e ampliado a escola Laonte Gama da Silva.

“Estas obras todas não são caridade, mas a nossa obrigação. O vice-prefeito Edvaldo Nogueira vai continuar todo este trabalho porque nós temos a mesma luta, os mesmos projetos. Nós somos mais do que prefeito e vice; somos irmãos unidos pela causa popular”, disse Marcelo Déda, que vai se desincompatibilizar do cargo no dia 31 como determina a legislação eleitoral.

Além do vice Edvaldo Nogueira e sua esposa Indira Amaral, participaram da inauguração animada pelo cantor Luiz Caldas a primeira-dama Eliane Aquino; o prefeito de Boquim, Pedro Barbosa, e vereadores do município; o deputado estadual Adelson Barreto; o ex-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari; o presidente do PSB na capital, Valadares Filho, representante do senador Antônio Carlos Valadares; os vereadores Emmanoel Nascimento, Conceição Vieira, Tânia Soares e Pedrinho Andrade; secretários municipais e lideranças comunitárias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.