Unidades de Urgência e Emergência da PMA acolheram 86% dos casos encaminhados pelo Samu
No mês de março dos 13.117 pacientes que deram entrada no HGJAF, apenas 448 foram levados pelo Samu, o que registra uma participação do serviço em apenas 3,4% de toda demanda do hospital. Dessas remoções 55,4% eram de casos de politraumatismo, que é uma das referências do hospital no estado, responsável pelos procedimentos de alta complexidade.
Conforme explica o coordenador do Samu, Márcio Barreto, os números de remoções ao HGJAF diminuirão ainda mais quando o serviço diagnóstico dos Hospitais Pronto socorros (PS), recém inaugurados, passarem a funcionar regularmente. A expectativa com o pleno funcionamento dos dois PS é que o Samu só encaminhe ao HGJAF os casos de alta complexidade.
Sem contar ainda com o pleno funcionamento dos Hospitais Pronto socorros, os grandes acolhedores dos casos de urgência em Aracaju no mês de março foram os Pronto-atendimentos (PA’S) do município, registrando um total de 1.735 atendimentos. Além dos PA’s, os hospitais conveniados à Prefeitura Municipal, como o Cirurgia, São José e o Santa Isabel, também foram grandes destinatários das remoções feitas pelo Samu 192 Aracaju.
Além dos serviços de Urgência e Emergência, o Samu também disponibiliza atendimentos do Serviço Social. Esse serviço compreende o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Em março 1.944 pessoas foram atendidas pelo Serviço Social do Samu.
Trotes
Infelizmente, um inimigo antigo do Samu é o trote. Embora a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tenha desenvolvido nesses últimos meses um importante trabalho educativo junto às crianças das escolas das redes estadual e privada, conscientizando para importância do papel do Samu na saúde da população, em março o serviço recebeu 5.450 trotes, o equivalente a 15% do total de chamadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Unidades de Urgência e Emergência da PMA acolheram 86% dos casos encaminhados pelo Samu – Fotos: Ascom/SMS