Unidades da Fundação Renascer festejam Páscoa com socioeducandos e familiares
Como já é tradicional a lembrança de datas festivas nas oito unidades da Fundação Renascer, durante o período da Páscoa não foi diferente e também houve comemoração nas casas, sempre envolvendo além dos socioeducandos e acolhidos, também familiares e todos os funcionários. Na última sexta-feira foi a vez do Centro de Estudos e Observações (CEO), unidade protetiva, e no sábado a festa aconteceu no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam).
Cada casa teve sua dinâmica própria, mas em ambas os internos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da origem da festa e o significado que ela pode ter na vida de cada um. Algumas unidades já tiveram suas comemorações e inda esta semana acontecem na Unifem, Usip e Case.
Um dos convidados do Cenam para marcar a ocasião foi o Padre Peixoto, que antes de dar a sua mensagem, cumprimentou e conversou com cada um dos adolescentes presentes na quadra de esportes, onde a festa foi realizada.
A principal frase deixada pelo religioso foi: “o mundo é feito de escolhas, escolham ser gente, escolha você o seu futuro, não deixem ninguém escolher por você.”, disse aos adolescentes o padre, chamando a atenção também dos profissionais do Cenam e dos pais. “Peço aos diretores e educadores dessa casa que sejam líderes exemplares, assim como os pais também”. Para concluir o padre agradeceu o convite. “Agradeço o privilégio de estar aqui hoje, é uma honra, já estive antes e estou sempre à disposição”, disse. Além de sua atividade religiosa, o Padre Peixoto gerencia há nove anos um orfanato.
Também foram convidados o coordenador da Renovação carismática da paróquia São José Operário, Luiz Valério, que já desenvolveu diferentes atividades dentro da unidade e que é considerado amigo pelos internos, e ainda o Irmão Leão, que é missionário em uma trabalho social no bairro Santa Maria.
Integração familiar
Aproveitando o dia de visita familiar, as unidades aproveitam e estendem a programação aos visitantes. O diretor do Cenam, Wigner Quintela, falou da importância desses momentos na dinâmica da unidade. “Além de estarem juntos com seus familiares, os socioeducandos estão ouvindo palavras de paz e esperança, que é sempre muito bom para eles. Além disso, reforça a vontade de na próxima páscoa estarem em casa com seus familiares. Com as audiências concentradas que vão acontecer no fim do mês, esse é o principal desejo deles”, destacou.
No CEO coube a professora Leila Maria fazer um resgate histórico da comemoração e mostrar que a Páscoa também representa um momento de renovação na vida de cada um. O conselheiro tutelar do município de Propriá, Manoel da Silva, também esteve presente e destacou a importância do encontro na vida do adolescente. “Objetivo de ações como esta é trabalhar a reinserção familiar. Muitas vezes é percebida a falta integração de algumas famílias”, explicou o conselheiro.
Segundo a assistente social Simone Felício, as reuniões do “Grupo de Família”, que tem a participação de toda equipe técnica da unidade, acontecem quinzenalmente e é uma oportunidade de aproximar os adolescentes dos pais. “Nesses encontros o adolescente percebe que a família está perto e isso é fundamental para ele. Essa percepção de proximidade ajuda a melhorar a autoestima de cada um deles”, ressaltou.
- Unidades da Fundação Renascer festejam Páscoa com socioeducandos e familiares – Fotos: Ascom/Renascer