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A unidade do Detran localizada no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar registrou nos primeiros quatro meses de 2008 um aumento de cerca de 9% no número de atendimentos realizados à população. Somente de janeiro até abril, foram mais de 29,6 mil pessoas atendidas neste ano, contra 27.197 em 2007 no mesmo período.
 
Os números confirmam o compromisso estabelecido pela direção do Ceac e pelo Detran, que é o de atender da melhor maneira possível todos os clientes que necessitarem dos serviços do órgão, facilitando a vida das pessoas, promovendo economia de tempo para os mesmos e disponibilizando serviços de qualidade, em um ambiente agradável e seguro. No balanço geral realizado no final de 2007, durante os 12 meses do ano, a unidade já havia registrado um aumento de cerca de 30% no número de atendimentos em comparação a 2006.
               
Para melhorar cada vez mais os serviços prestados pelo Detran no Ceac, iniciativas foram implementadas, como a disponibilização de funcionários da Ouvidoria para receber questionamentos, dúvidas e sugestões das pessoas na própria unidade, sem precisar que elas tenham que se deslocar até a sede do órgão, e o envio de técnicos do Departamento de Habilitação para dar suporte aos atendentes da unidade, orientando e agilizando os processos dos clientes.
 
Além disso, a boa localização, o conforto e a facilidade de um atendimento em um local de fácil acesso à população também fazem com que estes números continuem sempre em crescimento. "A idéia de trazer o Detran para o shopping foi ótima. O espaço é bem melhor para o atendimento. É muito bom e rápido. Acredito que as pessoas realmente procurem esta unidade cada vez mais por estes motivos", disse o advogado José Vieira.
 
Outra preocupação é com a agilidade da prestação do serviço no Ceac, sem que isto comprometa a qualidade. "O atendimento, em geral, é rápido. E mesmo que demore um pouco, o cidadão não se sente desconfortável", afirmou o estudante Rodolfo Almeida. A psicopedagoga Andréa Morais concorda com o bom atendimento. "O atendente foi bastante educado, me atendeu de forma ágil e agradável".
 
Serviços oferecidos
 
Os clientes que forem à unidade do Detran no Ceac terão à sua disposição diversos serviços. Lá, é possível fazer o primeiro emplacamento do veículo, bem como uma transferência de propriedade de maneira rápida e segura. "A unidade dispõe de uma infra-estrutura adequada para um bom atendimento. Além disso, os clientes podem realizar aqui praticamente todos os serviços que poderiam fazer na sede do Detran", disse a coordenadora da unidade do Detran no Ceac, Roseli Santos.
 
Na área de veículos, os clientes também podem realizar serviços de atualização cadastral, alteração de dados, transferência de jurisdição do veiculo, certidão para seguradora (para fins de seguro), segunda via de CRLV/CRV, licenciamento anual, cópia de CRLV, restrição administrativa, constestação de multa, desalienação/alienação de veículo, serviços de lacre e ressarcimento de taxas pagas indevidas.
 
Na área de habilitação, os serviços oferecidos são primeira habilitação, emissão de licença para aprendizagem de direção veicular (LADV), renovação de habilitação, segunda via de habilitação, adição de categoria, mudança de categoria, CNH definitiva, declaração do real infrator e permissão internacional para dirigir (PID).
 
Horário de atendimento
 
A unidade de atendimento do Detran no Ceac funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h45min, e, aos sábados, das 9h às 14h45min. O Setor de Vistoria está aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h45min e, no sábado, das 9h às 14h45min. A vistoria só não é realizada no Ceac em veículos de cargas, exceto em caminhonetes.

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