[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Alex Santiago, repórter da Sedurb

Quando lançado em maio de 2009, o Programa Sergipe Cidades tinha entre as suas metas principais atender as demandas identificadas pela população durante as assembleias populares realizadas por meio de conferências territoriais dos 74 municípios sergipanos.

Cumprindo à risca os eixos temáticos estabelecidos durante sua implantação, o programa, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), construiu o Destacamento de Bombeiro Militar (DBM), obra esta que permitirá melhores condições de segurança para a população do município de Lagarto e das cidades circunvizinhas.

O DBM

Situado às margens da Rodovia SE-270, na entrada da cidade, o Destacamento de Bombeiro Militar foi inaugurado na última sexta-feira, 7, pelo governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, e além de atuar no auxílio das ocorrências em toda a região de Lagarto, também desenvolve suas atividades nos municípios de Salgado, São Domingos, Simão Dias, Riachão do Dantas e ainda em alguns povoados e distritos de Itaporanga D’Ajuda. 

Seu espaço físico possui 195,64 m² de área construída em um total de 1.184,73 m². Suas instalações são compostas por estacionamento para Auto Bomba Tanque, viaturas convencionais, visitantes e funcionários, sala de recepção, área de circulação, gabinete, alojamentos masculino, feminino e destinado aos oficiais, três banheiros para ambos os sexos, copa, despensa e depósito, casa de gás.

Segundo o engenheiro e coordenador de obras da Diretoria de Desenvolvimento Urbano, Maciel Barros Santana, os serviços obedecem aos padrões exigidos. “Desde as fundações, passando pelo acabamento até a finalização, a obra foi executada com o mesmo rigor implantado nas demais intervenções do Programa Sergipe Cidades. Outro fator importante é que as normas de acessibilidade foram respeitadas, uma vez que foram implantadas rampas de acesso, aplicação de concreto desempolado no passeio e piso tátil nas áreas internas e externas”, conta.

O engenheiro destaca ainda que em toda a edificação, os materiais  utilizados são de excelente qualidade. “Seguimos todas as normas de segurança exigidas. Toda a construção foi feita em concreto armado e foi aplicado piso de alta resistência nos ambientes. O sistema de tratamento de esgoto foi reforçado com filtro e canteiro de infiltração e as instalações de combate a incêndio, elétricas (com modernas luminárias duplas), hidráulicas, de gás, sanitárias e de drenagem obedecem aos padrões”, explica.
 
O Efetivo

A Corporação Militar dispõe de 25 profissionais em seu quadro efetivo que se revezam diariamente em turmas de cinco. “O quadro é composto por um Capitão, três Segundos-Tenentes, dois Aspirantes a Oficial, um Subtenente e 18 integrantes divididos em 1º, 2º e 3º Sargentos, Cabos e Soldados. Sendo que um quinto do efetivo é composto por mulheres”, detalha o aspirante a oficial Alan Adson.

Funcionamento

O profissional declara que o contato com o DMB é feito de várias formas. “Boa parte dos acionamentos são feitos por populares que vêm pessoalmente até o DBM, outros via ligação telefônica, por meio de rádio amador e até mesmo através de moto-taxistas que vêm trazer recados de alerta sobre as ocorrências. Felizmente a credibilidade na instituição ainda é grande e isso faz com que o nosso trabalho se torne melhor a cada dia”, revela.

Mesmo se tratando de procedimentos válidos ele diz que as chamadas precisam ser oficializadas. “A nossa orientação é que também sejam feitas ligações para o número 193, a fim de que o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) tenha conhecimento e inclua as ocorrências no quadro de estatística”, pontua o aspirante a oficial.

O Auto Bomba Tanque

O veículo utilizado para atender às funções dos bombeiros é o Auto Bomba Tanque (ABT), caminhão de cabina dupla montado em chassi com 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que além que oferecer conforto, segurança e praticidade para a guarnição, permite a acomodação de toda a estrutura, tem capacidade de armazenamento de 5.000 litros de água, mangueiras de 1,5 e 2,5 polegadas com 15 metros de comprimento, equipamentos de primeiros socorros, materiais e acessórios destinados ao combate a incêndios de pequeno e grande porte.

A carroçaria é construída totalmente em alumínio, o painel de comandos é transversal, o qual proporciona maior visibilidade do operador para como os combatentes, além da facilidade de acesso ao painel por ambos os lados do veículo.

Dificuldades

Segundo Alan Adson, apesar de nenhuma solicitação ficar sem atendimento, a corporação encontra dificuldades. “A maioria dos sinistros ocorrem na zona rural e em muitas vezes o acesso até alguns locais se torna difícil por conta da geografia do lugar, visto que um grande número de ocorrências são incêndios em vegetação, muitos deles provocados em consequência da estiagem prolongada nos últimos meses, fazendo com que o efetivo também atenda ocorrências ambientais”, ressalta.

Ele acrescenta que algumas coincidências têm favorecido o trabalho do efetivo militar. “Possuímos um grande mapa detalhado de todo o município e região e isso torna mais fácil a identificação nos locais das ocorrências quando estas ocorrem na zona rural, porém, o fato de alguns militares serem oriundos de Lagarto e de cidades próximas, facilita a agilidade na hora do atendimento, uma vez que eles conhecem melhor a área”, frisa.

Para Mariana Meiriele Lisboa Santos, apesar de alguns obstáculos encontrados, a união da equipe faz com que eles superem as adversidades. “Somos treinados para lidar com as dificuldades até mesmo nas ocorrências mais simples. Muitas vezes as pessoas subestimam a gravidade da situação e compete a cada um de nós lidar com isso de maneira hábil. Em alguns casos um profissional se sobressai, porém, a dificuldade em um tipo de ação é compensada pela maior habilidade em outro e é essa interação entre nossa equipe que tem propiciado à população um trabalho satisfatório e com resultados positivos”, avalia ela que há cinco anos e dois meses exerce a função de Soldado.

Segurança garantida

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón, a entrega do DBM de Lagarto reforça o compromisso do Governo do Estado para com os municípios. “O Programa Sergipe Cidades tem sido um aliado importante do governador Marcelo Déda quando se trata de segurança pública. Em todos os oito territórios sergipanos delegacias de pequeno, médio e grande porte foram construídas, estão em fase de conclusão e algumas com a ordem de serviço para serem emitidas e iniciadas as obras em muito breve. O município de Lagarto, que em 2011 teve a inauguração e reforma da sua delegacia, recebeu um Destacamento de Bombeiro Militar que já vem garantindo uma rotina mais segura e tranquila aos seus munícipes”, afirma. 

Maria Lúcia Falcón reitera que obras dessa natureza reforçam ainda mais a preocupação do governador Marcelo Déda com o povo sergipano. “O Sergipe Cidades tem liderado um processo inovador de desenvolvimento, uma vez que tem garantido à população a universalização dos seus direitos. Investindo cada vez mais em segurança pública, o Governo do Estado proporciona a cidadania absoluta aos moradores dos 74 municípios sergipanos”, conclui.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.