[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A equipe do Programa de Saúde da Família da unidade Manoel de Souza Pereira, localizada no conjunto Sol Nascente, dará continuidade ao projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável”, realizando amanhã, dia 25, a IV Caminhada Ecológica. Pelo quarto ano consecutivo a unidade tenta consolidar ações intersetoriais que focam a questão do meio ambiente e dessa vez a Caminhada Ecológica sairá às 7h30 da praça principal do conjunto Santa Lúcia em direção à praça do Sol Nascente.

De acordo com a gerente da unidade, Carine Garrido, o projeto foi pensado para trabalhar com toda a comunidade do bairro Jabotiana, mostrando para ela como a preservação do meio ambiente interfere na saúde dos moradores. “Na elaboração do projeto, levamos em conta um levantamento realizado através do reconhecimento da área e cadastramento das famílias, onde identificamos diversas situações de risco ambiental diretamente relacionadas aos problemas de saúde detectados no bairro”, explicou. Segundo ela, doenças como dengue, leishimaniose cutânea, esquistossomose e insuficiência respiratória aguda eram muito comuns entre a população local.

Com o desenvolvimento do projeto, pouco a pouco a realidade ambiental da Jabotiana começou a mudar. O canal que corta o bairro, por exemplo, antes vivia entulhado com o lixo que os próprios moradores jogavam. Através do trabalho de conscientização e mobilização, junto às escolas, ao Conselho Local de Saúde e à Associação de Moradores, algumas situações presenciadas anteriormente já não fazem mais parte do cenário local. O resultado foi a melhoria da saúde da população e a valorização dos espaços públicos.

Para este ano, o cronograma de atividades preparado pela equipe visa alcançar o mesmo objetivo traçado na elaboração do projeto: tornar a comunidade mais consciente e fazer com que ela desenvolva o hábito de preservar o meio ambiente. Além da caminhada, marcada para sexta-feira, outras atividades estão sendo realizadas na área que compreende os conjuntos JK, Sol Nascente, Santa Lúcia e a estrada da Jabotiana. As atividades envolvem reuniões e palestras na unidade de saúde e nas escolas do bairro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.