[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A data de hoje, 21, tornou-se para Sergipe um marco histórico em termos de responsabilidade ao meio ambiente. Na manhã dessa sexta-feira, no município de Capela, o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, unidade de conservação gerida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), aprovado e homologado pelo Conselho Nacional da RBMA.

Segundo o presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino, com esse título, Sergipe passa a ser o 48º Posto Avançado certificado no Brasil, entre os 17 estados de Mata Atlântica. “Com o título, o Governo do Estado, a Prefeitura local e a comunidade devem desenvolver ainda mais suas ações, seja através de trabalhos de conservação, pesquisas, implementação de infra-estrutura, uma vez que essa certificação é valida por um período de quatro anos”, disse.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, esse certificado é dado pelo reconhecimento do desenvolvimento de atividades realizadas pelo Governo do Estado no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco nas áreas de conservação da biodiversidade, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável com a coordenação da Semarh.

“O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, unidade de conservação que é do povo de Capela, tornou-se hoje uma referência no país com a certificação do Posto Avançado. É um motivo de bastante orgulho para todos os sergipanos pois com esse título, aumentaremos nossa responsabilidade de preservar e cuidar da vegetação e do entorno dessa unidade, trazendo assim a comunidade para perto para que possa participar de sua gestão e de sua preservação”, afirmou.

A partir desse reconhecimento a superintendente de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Barbosa, destaca que esse posto avançado é mais um compromisso do Governo do Estado, da Semarh e do Comitê da Mata Atlântica para o desenvolvimento das ações que contemplam o título.

“Agora essa unidade de conservação irá servir como centro de referência para o desenvolvimento dessas ações tendo como foco a Mata Atlântica. Sergipe, já foi muito desvalorizado quando não se considerava a importância da Mata Atlântica, uma vez que quase a metade do nosso território é composto por ela. Com esse Posto Avançado, iremos trabalhar com mais ênfase, valorizando ainda mais a Mata Atlântica e fazendo articulações para ter ações que garantam a recuperação de áreas protegidas, incentivando cada vez mais pesquisas e gerando conhecimentos que mais adiante possam garantir a gestão e manejo dessas áreas de forma correta”, frisou.

Durante a certificação, o deputado federal Márcio Macedo, que também esteve presente no evento, ressaltou a importância da unidade de conservação em virtude da contemplação do Posto Avançado. “A Mata do Junco, considerada como uma das referências nacionais, talvez seja a entidade que conseguiu em seus cincos anos de criação fazer seu plano de manejo, criar seu conselho, ter sua sede própria e servir como fonte de pesquisa para várias universidades do Brasil”.

“O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco ganhando hoje a condição de Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica, algo que poucas entidades do Brasil recebem esse reconhecimento, é motivo de muita alegria e orgulho para todos os sergipanos, pois a política de preservação dessa área está sendo feita de forma correta”, destacou o deputado, que é ex-secretário do Meio Ambiente.

Depois da certificação o presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino, proferiu uma palestra sobre o Conselho da Reserva de Mata Atlântica, os Comitês Estaduais e os Postos Avançados. Durante o evento houve também a apresentação da Quadrilha Junina ‘A volta dos Cabra Machos da comunidade de Capela’ que animou todos os presentes a partir do velho e tradicional forró pé de serra.

Postos Avançados

Os postos avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pelas Reservas da Biosfera. Para que uma instituição seja reconhecida como um Posto Avançado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é necessário que a mesma desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva da Biosfera nas áreas da proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

A solenidade de certificação, que aconteceu na sede do Refúgio de Vida Silvestre, em Capela, contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes; do presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino; do coordenador Nacional do Programa de Postos Avançados, Afrânio Menezes; do deputado federal Márcio Macedo; do secretário de governo do município de Capela, Eduardo Andrade, da superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Barbosa; e de membros associados ao meio ambiente.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.