[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir desta quarta-feira, 18, crianças e adolescentes da cidade de Boquim que se encontrem em situação de risco e vulnerabilidade social poderão ficar em sua comunidade. É que hoje foi inaugurada a primeira Unidade de Acolhimento na modalidade Casa-Lar no município. Financiada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), a unidade irá oportunizar a convivência familiar e comunitária a meninos e meninas que antes eram encaminhados a unidades localizadas na capital sergipana.

O prefeito de Boquim, Jean Carlos, destacou a relevância da iniciativa para as crianças do município. “Quantas vezes os conselheiros tutelares saíram de Boquim para Aracaju para abrigar na capital uma criança em situação de vulnerabilidade. É muito triste saber que essa criança chega ao local sem laços familiares e longe da sua casa. Por isso, tivemos a sensibilidade e humanidade montar essa unidade para acolher as crianças do nosso município, com todo conforto e carinho para que tenham nessa casa um verdadeiro lar.  Com essa iniciativa, pretendemos minimizar o sofrimento das crianças acolhidas”.

A assistente social da Seides, Kátia Cristina Ferreira, gerente da Proteção Social Especial do Departamento de Assistência Social da Seides, acompanhou a inauguração, representando a Secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

“Estamos aqui para presenciar mais uma vitória para a Assistência Social, continuamos lutando para assegurar e promover os direitos das crianças e adolescentes do nosso Estado. Essa Unidade de Acolhimento é mais um avanço na política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Mais uma unidade implantada no Estado para garantir a retaguarda das crianças em situação de risco em Boquim”.

Kátia destacou que novos cofinanciamentos estão garantidos para 2014. “O Governo do Estado cofinancia todos os municípios que queiram implantar unidade de acolhimento, tanto institucional, como familiar. O objetivo desse cofinanciamento é proporcionar o acolhimento dos meninos e meninas o mais próximo possível da sua comunidade de origem”.

A iniciativa de inaugurar a Casa-Lar cumpre a proposta operacional do programa de Ações Integradas para o fortalecimento do sistema de garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, promovida pelo Poder Judiciário em parceria com o Governo de Sergipe, através da Seides,  e o Ministério Público.

Para a consultora e operadora de direitos da criança e do adolescente, Josevanda Franco, que representou a juíza-coordenadora Vânia Ferreira de Barros, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, Vânia Ferreira de Barros, a inauguração da unidade segue a proposta do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, que visa ofertar o melhor atendimento possível às crianças e adolescentes. “Quando falamos da política de atendimento, falamos em acolher, proteger, garantir direitos. Tudo isso faz parte do programa de ações integradas para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos”, explicou.

O Juiz da Comarca de Boquim, Roberto Alcântara, parabenizou a iniciativa: “Realizamos um sonho e observamos que a semente que foi plantada há alguns meses começa a dar frutos e não podemos esquecer daqueles que nos ajudaram a semear. Esse projeto teve a participação de várias mãos, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Governo de Sergipe e o poder executivo municipal. Esse sonho é um engrandecimento para o município de Boquim, pois com essa inauguração damos um passo importante na melhoria do atendimento às crianças e adolescentes”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.