[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulga edital de Seleção para o II Curso de Especialização Latu Sensu em ‘Violência, Criminalidade e Políticas Públicas’, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Através da iniciativa, 40 profissionais da área passarão por um aperfeiçoamento técnico-intelectual, com aulas teóricas no campo dos direitos humanos e cidadania.

Além de qualificar os operadores do sistema de segurança pública, habilitando-os para um melhor desempenho de suas funções, o curso pretende estimular a criação de mecanismos de controle social transparente e democrático, no que diz respeito ao tratamento dos suspeitos ou investigados. Os participantes irão renovar conhecimentos sobre como identificar demandas e formular propostas de soluções para problemas.

Com carga horária de 380h, o II Curso de Especialização é gratuito e vai fomentar o debate e a pesquisa, consolidando estudos avançados sobre políticas, estratégias e sistemas de segurança pública, além de valorizar ações conjuntas e o relacionamento com outras instituições ou segmentos sociais. Serão ministrados três módulos, com tópicos especiais em Ciências Sociais, Filosofia, Direito, Metodologia e em Gestão Pública.

O corpo docente é formado por 14 professores renomados na área, a exemplo de Andréa Depieri, Denise Leal Fontes e Edmilson Menezes Santos. Os interessados podem escolher entre 14 linhas de pesquisa, dentre elas ‘Organização e Gestão das Instituições de Segurança Pública’, ‘Programas de Prevenção da Violência Social e Situacional’, ‘Organizações Criminosas e Estratégias Eficazes de repressão qualificada ao crime, em Segurança Pública’, "Análise e Avaliação de impactos das Políticas públicas de Segurança Pública’ e ‘Educação em Segurança Pública: metodologias, conteúdos e práticas’.

Ao todo, serão selecionadas 50 vagas, das quais 40 serão destinadas a policiais civis, militares, federais e rodoviários federais; guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários. Os candidatos devem possuir curso de graduação de nível superior em qualquer área do conhecimento. As dez vagas restantes ficarão a critério da UFS. De acordo com o edital 001/2007/SENASP/MJ, a seleção dos candidatos será realizada pela Universidade Federal de Sergipe e o resultado final será publicado após homologação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, responsável pelo financiamento do curso. 

O processo de seleção consta de três etapas, sendo que a primeira, de caráter eliminatório, será a realização de prova escrita centrada em recepção e produção de texto. A prova acontece no campus da UFS, em São Cristóvão, no dia 27 de fevereiro. Já a segunda etapa de seleção, de caráter classificatório, diz respeito à avaliação do currículo, e a terceira fase, também de caráter classificatório, trata-se de uma entrevista com a comissão de seleção

As inscrições para o curso de pós-graduação terminam no dia 20 de fevereiro e podem ser realizadas na secretaria da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), localizada na rua Lagarto, 952, Centro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, mediante entrega da documentação: diploma do curso superior; documento comprobatório da atividade exercida e segmento hierárquico a que pertence; curriculum vitae devidamente comprovado; duas fotos recentes 3×4 e cópias do histórico escolar, do CPF, da carteira de identidade, do título de eleitor e respectivos comprovantes de quitação eleitoral, comprovante da residência que contenha CEP e, para os candidatos do sexo masculino, cópia do documento militar.

Clique aqui e confira o edital

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.