Tutores municipais do Progestão participam de oficina de formação
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quarta-feira, 6, a sétima oficina de formação do Programa de Capacitação para Gestores Escolares de Sergipe (Progestão). O encontro ocorreu no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP) e contou com a presença dos tutores dos 32 municípios inseridos no programa. O tema discutido nesse módulo da formação foi: “Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio escolar?”.
A professora Jucileide Aragão, coordenadora estadual do Progestão, salientou a importância do programa para a formação de lideranças municipais na área da gestão escolar, tendo como foco central a gestão participativa. “Hoje já temos pesquisas evidenciando que a gestão escolar é um fator decisivo no desempenho da qualidade educacional. É nesse viés que o Progestão vem fortalecer e contribuir para alavancar o ensino nas escolas públicas municipais do nosso estado”, frisou a professora.
A coordenadora pedagógica do Progestão, professora Gerinalda Lima, também ressaltou a importância do programa que , segundo ela, contribui para o êxito das escolas inscritas no prêmio Gestão Escolar. “O módulo discutido hoje oportuniza a troca de experiência entre gestores visando a conservação e manutenção do espaço público escolar. Observamos que as escolas que são contempladas com o prêmio de gestão escolar são bem conservadas e isso é fruto de formações como essas, além do envolvimento e compromisso de gestores e professores”, disse Gerinalda.
Os tutores confirmam a eficiência do Progestão em seus municípios, a exemplo da professora Iana Nunes, tutora de Frei Paulo. “Essa formação que o Governo de Sergipe nos tem proporcionado complementa e fortalece o conhecimento que os professores e a equipe diretiva já tinha na teoria, mas muitas vezes não colocavam em prática. O Progestão forma multiplicadores que, junto à comunidade escolar, vem frisar que todo conhecimento deve ser colocado em prática com o intuito de oferecer à sociedade uma educação de boa qualidade e mais eficaz”, declarou a professora.
Essa também foi a opinião da professora Patrícia Martins Santos, tutora do Progestão em Tobias Barreto. “Todos os educadores que participam do curso em Tobias Barreto afirmam que o Progestão é fundamental para o professor que aspira ser coordenador ou diretor de escola”, salientou.
“O curso proporciona o total conhecimento de normas jurídicas e aspectos legais que dão mais segurança ao gestor nas tomadas de decisão. Algumas escolas de Tobias Barreto já têm gestores que participaram de outras edições e garanto que o ensino nessas instituições melhorou sensivelmente”, concluiu Patrícia.
- Tutores municipais do Progestão participam de oficina de formação – Fotos: ASCOM/Seed