[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na reta final de preparação para o vestibular 2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que acontece de 27 a 30 de novembro, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Educação (Seed), realiza aulões para rever os conteúdos das disciplinas que cairão nas provas. As revisões vão iniciar neste sábado, 26, para cerca de 2500 estudantes, no período da tarde, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte.

Neste sábado serão revisados os conteúdos do primeiro ano do ensino médio; no domingo, os conteúdos do segundo ano; e na segunda, do terceiro ano.  Por fim, na terça-feira, os vestibulandos terão revisão de redação. A Seed espera que estas e outras ações ajudem a superar o número de aprovados no vestibular de 2011, que foi de 3.030 alunos nos exames seletivos das instituições de ensino superior do estado.

Recepção

Nos dias das provas, a Secretaria de Estado da Educação vai fazer o acolhimento dos alunos da rede pública estadual de ensino, que serão submetidos ao processo seletivo da UFS. Serão disponibilizados aproximadamente 250 veículos para transportar os alunos do interior do estado até os locais das provas, e equipes de professores e técnicos aguardarão os alunos nos pontos de acesso de Aracaju, Itabaiana e Lagarto para fazerem o trabalho de acolhimento desses alunos. Os professores, gestores e técnicos estarão também nos locais das provas distribuindo água mineral, kit escolar contendo lápis, borracha e caneta, além do já tradicional incentivo para os candidatos durante os exames.

Orientações

Para ter acesso às provas o candidato tem que levar o cartão de identificação, onde deve colar uma foto 3×4 recente e em condições de identificação.  O cartão deve ser impresso através do o site da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV). As provas acontecem das 9h às 13h, mas o candidato deve chegar com uma hora de antecedência para evitar constrangimentos. O vestibulando também deve ficar atento ao horário de fechamento dos portões, que é às 9h.

Preparação

Ao longo de 2011, a Seed realizou importantes ações preparatórias. Disponibilizou o pagamento de 5.200 taxas de inscrição do Vestibular da UFS, um investimento de R$ 260 mil; adquiriu 10.500 títulos da literatura para as escolas da rede e polos do Pré-Universitário, a fim de serem emprestados aos alunos; distribuiu também, como empréstimo, mil dicionários de inglês e espanhol e realizou, ainda, três grandes simulados para os alunos do ensino médio, abrangendo um total de 70 mil alunos, e quatro simuladões para seis mil alunos do Pré-Universitário.

Além disso, os alunos participaram de várias palestras que apresentaram o perfil dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Os estudantes têm à sua disposição também o projeto Primavera Literária, com exposições e revisões nas escolas, objetivando a maior interação dos alunos com as obras literárias obrigatórias recomendadas pelo vestibular da UFS.

Cotas

O sistema de cotas da UFS reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a alunos que se autodeclaram pardos, índios ou afrodescendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos com necessidades educacionais especiais.

Último vestibular

O Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal de Sergipe acontecerá no período de 27 a 30 de novembro e será o último a ser aplicado da forma tradicional. Nesta edição de 2012, a UFS está disponibilizando 5.490 vagas em 106 opções de cursos, distribuídas nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.

A partir da seleção de 2013, a UFS vai adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação de desempenho dos candidatos às graduações presenciais, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.