Treinamento para recenseamento previdenciário municipal prossegue até o dia 18
Segundo Rita Bittencourt, coordenadora local do Censo Previdenciário que será realizado pelo Centro Educacional de Tecnologia em Administração (Cetead) na próxima semana, nos dias 16 e 18, o treinamento tem continuidade com a capacitação técnica. Será o aprendizado do preenchimento do formulário eletrônico, que acontece no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos, das 13h30 às 17h30.
“Posteriormente esse formulário vai estar disponibilizado na internet para os servidores que quiserem preencher antecipadamente. Já existe um site, que a gente vai divulgar a partir da semana que vem, para que possamos trabalhar com eles, capacitando para o preenchimento do formulário eletrônico nos dias 16 e 18”, informou, acrescentando que após o encerramento do Censo, haverá um prazo para entregar ao município uma base de dados atualizadas, que dará à Prefeitura condições de continuar essa atualização, caso tenha necessidade.
Durante toda a semana, as 45 pessoas que participam do treinamento tiveram capacitações sobre a Legislação Previdenciária. Na tarde dessa sexta-feira, a diretora financeira da Aracaju Previdência, Genolice Soares, passou informações sobre o Sistema Integrado de Informações Previdenciárias (Siprev). Além disso, ela passou algumas metas para do recenseamento, que abrangerá 10.084 servidores ativos, inativos e pensionistas dos poderes executivo e legislativo.
“Uma das exigências é digitalizar em média 10 documentos por servidor, além da digitalização dos dados. Vamos atender nas cinco centrais um mínimo de 70 servidores por dia, envolvendo 54 pessoas. Para isso, vamos fazer um pré-agendamento, pois nós não podemos criar filas”, destacou a diretora, ressaltando que haverá um cuidado especial com os servidores inativos.
Dentre os selecionados para trabalhar no Censo, além de estudantes de níveis médio e superior, há também nove servidores municipais das áreas da saúde, administração, educação e finanças que participam da capacitação. Todos os participantes receberão certificados ao final do treinamento.
“Esses servidores vão nos apoiar na realização do Censo; vão funcionar como supervisores do trabalho que a gente está fazendo. Como são quatro centrais de atendimento, queremos manter a qualidade do serviço e quem vai medir essa qualidade serão os servidores municipais. E também porque é interesse do município fazer o acompanhamento para ver se a empresa contratada está realizando o serviço a contento”, informou Rita Bittencourt.
Atendimento
A previsão do Ministério da Previdência é que em dois meses o Censo seja concluído, podendo se estender por alguns dias devido aos retardatários. Para isso, o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Para aposentados e pensionistas, o local será no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, como também para os servidores que ali atuam.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, serão atendidos todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a central de atendimento será o Centro Permanente de Formação da Saúde. Por último, uma Central instalada no Palácio Ignácio Barbosa vai atender os servidores das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin), de Controle Interno (Semci), de Assistência Social e Cidadania (Semasc), além da Procuradoria Geral (PGM), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal (GMA), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Esportes (Funcaju), Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e servidores à disposição de outros órgãos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]