[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está ampliando o sistema de esgotamento sanitário na Grande Aracaju. Com obras de implantação de rede, construção de estações elevatórias e duplicação de estações de tratamento de esgoto, a cobertura do serviço vai passar de 35% para 80% até 2014. Para chegar ao desenvolvimento, as obras acabam causando transtornos temporários. Mas os incômodos são amenizados pela Deso através do bom relacionamento com moradores.

Onde há obra de esgotamento da Deso, há equipes de educação ambiental fornecendo informações úteis à população. Desde a implantação do Projeto Técnico Socioambiental, em 2011, aproximadamente 4.719 visitas foram realizadas, todas com o objetivo de manter a população informada sobre os benefícios gerados pelo saneamento básico na preservação ambiental e na saúde pública, além de alertar os moradores sobre alguns cuidados que devem ser tomados, como: não descartar materiais sólidos nas caixas de esgoto ou fazer ligações de águas da chuva à rede de esgoto.

A assistente social que integra as ações desenvolvidas pela Deso, Anna Luiza, ressalta a importância dos trabalhos. “As visitas são fundamentais por desenvolverem ações informativas com ênfase na importância do sistema de esgotamento sanitário para qualidade de vida, no exercício da cidadania e na minimização dos impactos inerentes às obras”, destaca.

Este mês, foi a vez dos moradores do bairro Farolândia serem priorizados com visitas da empresa que atenderam a população residente nas proximidades do Palácio de Veraneio, loteamento Poxim, Avenida Beira Mar e Avenida Tancredo Neves. Essas localidades compreendem toda a área que foi contemplada com obras de implantação de rede de esgoto e que agora começam a receber as ligações domiciliares.

Para a Deso, o relacionamento com a comunidade serve ainda como um canal direto para verificar o nível de satisfação ou insatisfação com a execução das obras. Para Warla de Carvalho, “o trabalho que vem sendo feito é de total agrado, pois será para o bem de todos”. Tal percepção é compartilhada pelo morador Castro Alves Brito. “Estou satisfeito com a obra, pois trará melhoria para todos”, afirma.

Ligações Domiciliares

Seguindo o cronograma de obras na Farolândia, a Deso começou a realizar as ligações dos imóveis à rede de coleta de esgotos. Antes de executar esse serviço, a empresa entrega de porta em porta comunicados aos moradores, informando que os profissionais da empresa MRM, contratada para a obra, comparecerão as residências, todos devidamente uniformizados e identificados. O acesso das equipes às residências é uma garantia para que a ligação domiciliar de esgoto seja feita. Até o momento mais de 190 visitas já foram realizadas com essa finalidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.