Transporte e Plano Diretor são temas do último dia de Seminário
Com a palestra “A questão do transporte na Região Metropolitana” o coordenador regional do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), de Goiás, Paulo de Souza Neto, fez a abertura das mesas de discussão do último dia do Seminário Planejamento Urbano em Região Metropolitana, nesta sexta-feira, 11, no Auditório do Ministério Público de Sergipe.
Em sua palestra, Paulo de Souza Neto, falou da Região Metropolitana da Grande Aracaju e os grandes desafios das Regiões Metropolitana, sobre mobilidade urbana. “O problema é que sempre penam que transporte é para pessoas sem renda. E enquanto se pensar dessa forma nunca vamos evoluir, transporte é pra todos. Quando tivermos transporte de qualidade, teremos melhores espaços nas vias públicas, melhora o transito, e diminuirá os problemas de mobilidade urbana, temos poucas pesquisas, poucos estudos sobre o transporte público coletivo e isso desqualifica as soluções”, explicou o coordenador do MDT.
Em seguida, o debatedor José Carlos Xavier, membro da equipe de planejamento da rede intermunicipal do Rio Grande do Norte, falou da conjuntura da mobilidade no Brasil e ressaltou a necessidade de estudos de mobilidade urbana que identifiquem os problemas de cada cidade e assim, que se procure uma solução a longo prazo.
Cezar Rocha, consultor de Transporte da VLBrasil, debatedor, evidenciou que é preciso priorizar o transporte como serviço essencial e rever também as leis que regem esse serviço essencial, pois segundo o debatedor, as leis ainda são antigas e ultrapassadas o transporte precisa ser tratado como política pública que possa favorecer as demais políticas do Estado.
Valdenes Ferreira, que representa o empresário do setor de transportes. “Falou sobre os problemas dos empresários do transporte que precisam de incentivos, de fiscalização, e que muitos desses incentivos chegam atualmente para o transporte individual e não para o coletivo. Hoje o setor do transporte intermunicipal de Sergipe por meio da Sedurb e do Conselho Estadual do Transporte tem trabalhado muito em nos ajudar a solucionar nossos entraves, mas infelizmente, em Sergipe, não temos como avançar pois, todo governo, muda a secretaria responsável e ai se começa um novo trabalho e ficamos nesse ciclo de nunca avançar, precisamos de antes que seja política, seja trabalho”, encerrou a primeira mesa de debate.
A segunda mesa de debate falou sobre o Plano Diretor Metropolitano com a palestra do geógrafo, Nathan Belcavello de Oliveira da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos no Ministério das Cidades. O palestrante fundamentou juridicamente como se estrutura a Região Metropolitana e a importância do Plano Diretor nas cidades, para que o crescimento não seja desordenado. “Quando o crescimento é sem controle, sem lei, acontece o que na mesa anterior foi ressaltado, o transito não anda, as vias ficam interditadas, nada funciona, tudo deve ser feito pensando na estrutura das cidades”, pontuou Nathan.
A mesa ainda contou com os debatedores da OAB Sergipe e o representando da Asseop. Todas as palestras do seminário estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 14 no site da www.sedurb.se.gov.br.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Transporte e Plano Diretor são temas do último dia de Seminário – Fotos: Ascom/Meio Ambiente