Trajetória da Secom e crianças do Santa Maria são temas de trabalhos acadêmicos na Unit
Sandra Cruzz defendeu seu trabalho de vídeo-reportagem que teve como tema: A trajetória da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Aracaju, sob a orientação do professor Antônio José de Santana. A acadêmica Gileide Souza apresentou o livro-reportagem Infância Roubada, orientada pelo professor Alan Barreto.
Documentar por meio de um vídeo-reportagem a trajetória da Secom da Prefeitura de Aracaju foi o objetivo da estudante Sandra Cruzz. No trabalho, a acadêmica produz com imagens históricas e entrevistas, a trajetória da secretaria demonstrando a importância da política comunicacional desenvolvida no órgão para história da comunicação em Sergipe.
Segundo Sandra Cruzz, o marco inicial para este trabalho surgiu após uma indagação. “A Secom sempre funcionou desta forma que funciona atualmente?”, perguntou-se, ao lembrar das antigas estruturas de funcionamento da Secretaria de Comunicação. Para a acadêmica, este vídeo-reportagem abre ainda mais o leque da participação popular na atual administração municipal.
O secretário de Comunicação, Milton Alves, que compôs a banca examinadora, destacou o trabalho e o empenho de Sandra Cruzz na realização do vídeo. “Ela está de parabéns. Que ela continue sempre buscando a verdade dos fatos em sua promissora carreira”, resumiu. O professor Antônio Santana, que também fez parte da banca, disse que a elaboração e conclusão deste projeto não teriam sucesso se não encontrasse o apoio devido de todos que trabalham na Secom.
A banca examinadora composta pelo jornalista e secretário de Comunicação da PMA, Milton Alves, o orientador Antônio José de Santana, e a professora Beatriz Colucci avaliou o trabalho com nota dez.
Infância Roubada
A história de crianças e adolescentes do bairro Santa Maria que interromperam sua infância para trabalhar nas ruas de Aracaju e hoje têm oportunidade de viver uma realidade diferente é retratada no trabalho feito em forma de livro-reportagem pela formanda Gileide Souza.
No livro, a acadêmica apresenta um breve histórico sobre o trabalho infantil no Brasil, em Sergipe e em Aracaju. Por meio de entrevistas e depoimentos, a autora conta a história da exploração da mão de obra de crianças do bairro Santa Maria.
Após a avaliação da banca examinadora, composta pelo professor e mestre Alan Barreto, a professora Beatriz Colucci e pelo jornalista e secretário de Comunicação da PMA, Milton Alves, o projeto de conclusão de curso de Gileide Souza recebeu a nota máxima: 10.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Trajetória da Secom e crianças do Santa Maria são temas de trabalhos acadêmicos na Unit – Fotos: Wellington Barreto