[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Poluição sonora é todo ruído que provoca incomodo ao ser humano. Em Aracaju, esse já foi um grande problema e desde 2001 a Prefeitura iniciou um trabalho de conscientização, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), aplicando a legislação que versa sobre o tema. Blitz são realizadas semanalmente pela Emsurb, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Policia Ambiental e CPRV. Equipes da Prefeitura atuam também diariamente, atendendo as denúncias protocoladas na própria Empresa e pelo telefone.

A PMA fiscaliza tanto a poluição sonora causada por carros de som ou equipamentos musicais, quanto lojas de conveniência em postos de combustíveis, templos religiosos, oficinas mecânicas, fábricas, indústrias, casas de espetáculos, restaurantes, residências, colégios e qualquer outro local onde a população seja incomodada em seu sossego por emissões de ruídos fora das normas estabelecidas pelas leis 1.789/92 e 2.410/96.

De acordo com o coordenador de Poluição Sonora, Edinaldo Santos, de janeiro a outubro foram realizadas 99 apreensões de som de carro. “Nós fazemos uma abordagem sempre amigável, mas muitas vezes os proprietários do veículo estão alcoolizados e acham que não estão incomodando ninguém”, declara. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o som até 55 decibéis não causam problemas. Já os ruídos de 56 decibéis a 75 decibéis podem incomodar sem causar malefícios a saúde e ruídos de 76 decibéis a 85 decibéis podem afetar a saúde”, explica Santos, informando que o ideal é que a população das 7 às 22 horas não passe de 60 decibéis e que das 22 às 7 horas mantenha o volume até 50 decibéis.

Neste ano a Emsurb, juntamente com a Delegacia de Turismo, fez uma campanha com os donos de bares da Orla de Atalaia. Recentemente, no mês de novembro, começou a realizar um trabalho de conscientização no Centro comercial de Aracaju. “De dois anos pra cá nós já percebemos os resultados desse trabalho que a PMA e seus parceiros tem executado em toda Aracaju. Nós acreditamos que a população a cada dia que passa se conscientiza do problema da poluição sonora e tenho certeza que vamos chegar a um ponto em que as apreensões deixarão de existir”, afirma o coordenador da Poluição Sonora.

A Prefeitura disponibiliza os telefones 3179-1222 (em horário comercial) e 8802-1201 (plantão), assim como as denúncias protocoladas na própria Empresa e também via e-mail (emsurb@aracaju.se.gov.br).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.