[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 500 beneficiários do programa de inclusão e transferência de renda Mão Amiga participaram nesta terça-feira, 3, da inaugural do programa ‘Sergipe Alfabetizado’, que aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe. O evento contou com a presença do Governador de Sergipe, Marcelo Déda, e foi promovido pelo Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Educação (Seed).

O catador de laranja do município de Indiaroba, Manoel Rodrigues Melo, ressaltou que fará questão de participar das aulas. “Nunca pude estudar, já que comecei a trabalhar na roça muito cedo. Agora, com esse programa, vou me esforçar. Quero ter outra vida, entender as letras, ser uma pessoa estudada.”

Para a catadora de laranja do povoado Pedra do Rumo, também em Indiaroba, Cosmira Conceição Santos, será um grande prazer aprender a ler e escrever. “Tenho cinco filhos e todos estão na escola. Não quero que fiquem ser aprender a ler como eu. Já estou com 41 anos e já não tenho mais tanta paciência para estudar, mas vou prestar a atenção nas aulas e aprender direitinho”.

A meta nesta fase é ensinar 1.458 trabalhadores analfabetos – 1.041 catadores de laranja e 417 cortadores de cana-de-açúcar – a ler e escrever, garantindo a eles a possibilidade de se desenvolver e conquistar novos horizontes para o seu futuro e o de suas famílias. Os beneficiários serão alfabetizados com um material didático totalmente adaptado à sua realidade e complementar às aulas de qualificação profissional em módulos temáticos

Protagonismo e parceria

“Através do Mão Amiga temos buscado levar novas oportunidades aos beneficiários não apenas com a renda, mas integrando ações como o Sergipe Alfabetizado, que beneficia os sergipanos oferecendo o protagonismo social. Saber ler e escrever é ter autonomia para conduzir a vida, escolher caminhos”, ressaltou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

A oferta do curso de alfabetização aos cortadores de cana e catadores de laranja é uma das ações do plano Sergipe Mais Justo. “A alfabetização é um dos principais mecanismos para a erradicação da miséria. Em 2011, a Seides realizou a busca ativa para o Sergipe Alfabetizadoe encontrou cerca de 1.500 trabalhadores que não puderam estudar. Vamos transformar a vida dessas pessoas através do conhecimento”, destacou a diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, “a parceria entre a Educação e a Inclusão para alfabetizar os trabalhadores rurais demonstra a preocupação do Governo do Estado em dar autonomia a população sergipana de baixa renda”.

O coordenador estadual do Sergipe Alfabetizado, José Genivaldo Martirez, também destacou a somação de esforços. “O Sergipe Alfabetizado já resgatou 170 mil sergipanos do analfabetismo e a nossa intenção é aumentar cada vez mais esses índices. O Mão Amiga será um grande parceiro nessa luta”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.