[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A cobertura do Terminal de Integração da Zona Oeste está sendo submetida ao teste de carga que avalia toda a estrutura, desde colunas, vigas e cabos de sustentação. No total, 49 pontos estão sendo observados cuidadosamente, incluindo as 44 colunas de sustentação.

O teste avaliou inicialmente a cobertura sem a carga. Feitas as medições preliminares, foram colocados em cada coluna um peso de 100 quilos. Na segunda avaliação com carga, cada coluna recebeu 200 quilos de peso. Essa carga vai permanecer durante 12 horas.

Foram testados também a resistência dos esticadores que sustentam a cobertura de 130 metros de comprimento por 6,5 de largura. Nas soldagens dos componentes que dão sustentação às colunas e vigas foi utilizada a solda de eletrodo revestido e feito o teste do líquido penetrante, coordenado pelo inspetor de solda José Machado.

Toda a estrutura está recebendo 9.800 quilos de peso e uma sobrecarga de segurança de 10 KG/m², além do ruído causado pela movimentação dos ônibus, vento, chuva etc.

Acompanhamento
Está acompanhando todo o processo de avaliação da cobertura do Terminal, o engenheiro Mauro Jorge da Costa, especialista em cálculo estrutural e estrutura metálica, do escritório técnico Costa Santos, com certificação de qualidade ISSO 9001 em mecânica de solos, fundações e estrutura metálica. Alem dele, acompanham a realização do teste de carga o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça; a engenheira da SMTT, Déa Xavier, e o engenheiro, mestre em estrutura metálica, João Ricardo Magalhães.

O Terminal de Integração Zona Oeste tem amplas e confortáveis instalações. Duas pistas de rolamento com capacidade para 27 ônibus, rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil e informações em Braile para pessoas portadoras de dificuldades visuais, cantina, modernos sanitários, informação de linhas e itinerários, ponto de táxi, moderna iluminação, além de amplo estacionamento para ônibus.

O artista sergipano não foi esquecido pela administração municipal: dois painéis, um de José Fernandes e outro de Adauto Machado, em local de destaque, dão um toque especial ao prédio, mostrando a vida no Aracaju do passado, seu povo, seu comércio, seu meio de transporte. “Conforto e segurança terão o usuário do transporte coletivo com a inauguração do novo Terminal da Zona Oeste que será batizado como o nome do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, dotado de equipamentos modernos. É a prefeitura da cidade trazendo qualidade de vida para o aracajuano”, garante Bosco Mendonça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.